Distribuidora Ribeiro
Banner Home
Fake News

Aliado de Douglas Melo, Júnior Sousa faz conta errada e espalha mais fake news no Instagram

O comentário foi feito a partir de uma matéria do jornal O Tempo

05/07/2020 08h32Atualizado há 1 mês
Por: Ricardo Chaves

Por Redação

O ex-controlador da Câmara Municipal e ex-membro do Conselho Fiscal da Codesel, Gilmar Sousa Junior, para quem atuou com finanças e números, tem se mostrado ruim de conta nas redes sociais. Em seu perfil no Instagram, neste sábado, 4 de julho, o aliado do deputado Douglas Melo (também filiado ao MDB) publicou um post que, além de fake news, com informações falsas, apresenta também números equivocados.

Segundo o "blogueirinho da Câmara", como é mais conhecido, em Sete Lagoas, "dos 69 leitos exigidos pelo MP, 10 já foram instalados. Falta (sic) 59 né". O comentário foi feito a partir de uma matéria do jornal O Tempo, mencionando que a ocupação de leitos de CTI da Santa Casa de BH com coronavírus havia atingido 100%. 

O fato é que Sete Lagoas já possuía 36 leitos de UTI. Com os dez leitos entregues pelo prefeito Duílio de Castro essa semana, passou então a ter 46 leitos. Logo, para 69, faltariam na verdade mais 23 leitos.

Outra informação que chama a atenção é a tal "exigência" do MP (Ministério Público). Mostrando completo desconhecimento sobre as funções do Ministério Público, o blogueiro confunde as atribuições do órgão com as da Justiça, esta sim, com poder de exigir. O MP, no máximo, recomenda, e pode ajuizar uma ação para que a Justiça ordene que se cumpra determinada medida. Mas jamais exigir.

Vale lembrar que, em Sete Lagoas, a taxa de ocupação de leitos nunca superou os 30% desde o início da pandemia, e que o Município tem um plano de ação para até 85 leitos, dependendo do aumento da taxa de ocupação. Aí fica a pergunta: todas estas informações falsas publicadas pelo blogueiro tratam-se de puro desconhecimento ou ele age de má fé para enganar seus seguidores?