Gráfica
Rodas
Ótima
Giro Luvas
Loc moral
Sicoob
Ramses
Breno
Forte vidros
Loc moral 3
Patente
RR MÍDIA 3
Pontual
Optima seguros
Chama!!!
RR 2023 02
Quality
Ótica santa luzia
Operação Hipócrates

Polícia Federal deflagra operação contra venda de vagas na Faculdade de Medicina da UFMG

O esquema movimentou mais de R$ 1 milhão de reais nas contas bancárias dos suspeitos, segundo a polícia

14/09/2020 12h54
Por:

Por Itasat

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (14) a Operação “Hipócrates”, que visa combater uma associação criminosa especializada na venda de vagas na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com a PF, há indícios de que a organização criminosa atuava também em faculdades de medicina de outros estados brasileiros. O esquema movimentou mais de R$ 1 milhão de reais nas contas bancárias dos suspeitos.

Formas de pagamento

Os interessados nas vagas, segundo as investigações, pagavam por meio de depósitos bancários em contas vinculadas aos estelionatários e também com a transferência de bens, como carros por exemplo.

Entretanto, como as vagas negociadas não existiam, os compradores entravam em contato com a Faculdade, para saber o que teria ocorrido.

Investigação

Durante a investigação, que durou mais de um ano, a Polícia Federal identificou que os suspeitos teriam utilizado documentos falsificados, contendo o timbre e assinaturas falsificadas de servidores da Faculdade de Medicina da UFMG.

Os envolvidos também teriam feito reuniões e entregas dos documentos falsificados nas dependências da instituição de ensino, visando a dar aparente credibilidade às negociações ilícitas.

A Polícia Federal pediu o bloqueio judicial das contas dos investigados. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Contagem, na Grande BH, além de Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ).

Crimes

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato, falsificação de documento, uso de documento falso e associação criminosa, podendo cumprir até 20 anos de prisão, se condenados.