Gráfica
Rodas
Loc moral 3
RR MÍDIA 3
Quality
Patente
RR 2023 02
Sicoob
Giro Luvas
Breno
Optima seguros
Ótima
Loc moral
Forte vidros
Ótica santa luzia
Ramses
Chama!!!
Pontual
Ciência

Neuroblastoma ganha novo tratamento com imunoterapia

Indicado para tratamento de adultos e crianças a partir de 1 ano, o fármaco é um anticorpo monoclonal que provoca resposta imune contra células tum...

15/02/2024 18h25
Por: Redação
Fonte: Agência Dino
iStock. Credit: Choreograph
iStock. Credit: Choreograph

A Adium lança um novo tratamento para neuroblastoma, um tipo de câncer derivado do sistema nervoso simpático que atinge principalmente crianças com menos de 10 anos. O naxitamabe, sob o nome comercial Danyelza, é indicado para tratamento de adultos e crianças a partir de 1 ano com neuroblastoma de alto risco, recaído ou refratário no osso ou medula óssea, que demonstrou resposta parcial, menor ou doença estável à terapia anterior.

O fármaco é um anticorpo monoclonal que provoca resposta imune contra células tumorais. Dessa forma, o medicamento auxilia o sistema imunológico do paciente a identificar e atacar as células cancerígenas de forma eficaz. O medicamento acaba de passar pelo processo de precificação, realizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e deve estar disponível a partir de abril.

O neuroblastoma representa a terceira neoplasia maligna mais comum entre crianças no Brasil, respondendo por 8% a 10% dos casos. A prevalência é de um diagnóstico a cada sete mil nascidos vivos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Mais de 80% das crianças têm menos de cinco anos quando a doença é identificada.

Trata-se de um tumor sólido, que nasce a partir das células nervosas em partes do corpo como pescoço, tórax e abdome. Também surge com frequência nos tecidos da glândula suprarrenal. Com causas e fatores de risco ainda desconhecidos, o tumor é resultado de uma mutação genética que faz células saudáveis se multiplicarem descontroladamente, acumulando massa.

Os sintomas aparecem de formas variadas porque o tumor pode atingir diferentes partes do organismo. Mas há sintomas que servem de alerta, como febre, perda de peso, inchaço nas pernas ou na parte superior do tórax, pescoço e rosto, dor óssea e dificuldades para sentir ou mover partes do corpo.

Para Eduardo Issa, diretor médico da Adium no Brasil, o grande desafio é diagnosticar a doença precocemente. “Assim o tratamento pode ser iniciado rapidamente. O neuroblastoma, contudo, pode ter início silencioso e sintomas inespecíficos, que acabam confundidos com outras doenças. Por isso é importante que a criança seja encaminhada ao médico para uma melhor avaliação”, afirma.

O diagnóstico do neuroblastoma é feito por exames físicos, de urina e sangue, além de exames de imagem, como ultrassonografia e tomografia computadorizada. Caso algum nódulo seja identificado, podem ser realizadas biópsias e exames adicionais para a confirmação.

A definição de tratamento depende do estadiamento da doença (localização e extensão do câncer), idade da criança e grupo de risco. Os tipos de tratamento utilizados podem incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, transplante de células-tronco e imunoterapia. Pela complexidade do neuroblastoma, mais de uma abordagem pode ser necessária.

“O tratamento requer equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, nutricionista e psicólogo, para o melhor suporte à saúde da criança e apoio aos pais”, destaca Issa. As taxas de sobrevida em crianças com doença de risco baixo e intermediário são de aproximadamente 90%. Já para pacientes com doença de alto risco, a sobrevida atinge 50%, devido a modernização de tratamentos e de terapia combinada.