Giro Luvas
Ramses
Gráfica
Quality
Ótima
Chama!!!
Patente
Optima seguros
Forte vidros
Sicoob
Pontual
Loc moral
Rodas
Loc moral 3
RR MÍDIA 3
RR 2023 02
Ótica santa luzia
Breno
the best

UFMG é a melhor federal do Brasil, aponta publicação inglesa

A universidade permanece ainda como a quinta melhor da América Latina

09/09/2021 10h31
Por:

Por Itasat

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi considerada a melhor instituição pública pela edição 2022 do ranking mundial da Times Higher Education (THE). Em relação às melhores do mundo, a universidade ficou na faixa 601-800, mesma posição alcançada na edição anterior.

Além disso, a UFMG permanece como a quinta melhor universidade da América Latina e a terceira melhor instituição de ensino superior do país, conforme o levantamento.

Segundo a universidade, os cenários nacional e regional são os mesmos citados na versão latino-americana da pesquisa divulgada em julho.

“Nossa posição de destaque se justifica pelo grande esforço institucional, em especial por parte dos pesquisadores. A UFMG vem apresentando melhora continuada nos indicadores de pesquisa, ensino e captação de recursos da indústria”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, professor Mário Montenegro Campos.

A UFMG oferece desde 2012 dados para avaliação da THE. Dentre os critérios para participar da lista, está à oferta de cursos de nível de pós-graduação.

De acordo com o estudo, a Universidade de São Paulo (USP) permanece como a melhor instituição de ensino superior do Brasil e, na sequência, a Unicamp.

Nível mundial

Em escala mundial, ocupam as três posições, nesta sequência, a Universidade de Oxford, do Reino Unido, o Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade de Harvard, ambas dos Estados Unidos (EUA).

Para fazer a avaliação, a THE agrupa critérios em cinco áreas: Ensino (ambiente de aprendizado), Pesquisas (quantidade, investimentos e reputação), Citações (influência e alcance da sua produção científica), Perspectiva internacional (cooperação e intercâmbio de docentes e estudantes) e Renda na indústria (capacidade de uma universidade contribuir com o setor industrial por meio de inovações, invenções e consultorias).

THE

A Times Higher Education (THE) é uma publicação inglesa sobre conteúdos relacionados à educação superior. Vinculado ao jornal The Times, os rankings produzidos estão entre os mais conceituados do mundo.