Por Itasat
A reunião entre a Federação Mineira de Futebol (FMF) e governo de Minas sobre a volta do futebol no estado terminou na noite desta segunda-feira. Não houve uma decisão final sobre a data do retorno, o que vai acontecer no encontro virtual da federação com os 12 clubes do Módulo I do Campeonato Mineiro nesta terça-feira (7). Mas, de acordo com o comentarista da Itatiaia, Cadu Doné, o retorno do Estadual será no dia 29 de julho, uma quarta-feira.
O presidente da FMF, Adriano Aro, disse que a reunião com o governo foi boa, mas que ainda não há nada oficial. No protocolo apresentado ao governo de Minas, a federação havia estabelecido o dia 26 de julho como a data para a volta do Campeonato Mineiro.
Desta forma, caso recomece em 29 de julho e mantenha as seis datas que restam para o fim do torneio, o Mineiro terminaria no dia 15 (sábado) ou 16 de agosto (domingo). Isso seria um problema para a FMF, já que a CBF programou o início do Campeonato Brasileiro para o fim de semana anterior, com a Série B começando dia 8 de agosto e a Série A em 9 de agosto.
Restam seis datas: as duas rodadas que faltam para o fim da fase de classificação (seis partidas cada uma, totalizando 12), além dos jogos de ida e volta da semifinal (quatro no total) e os dois da final do Módulo I.
As semifinais e a final o Módulo I serão disputadas paralelamente ao Torneio Inconfidência, que reunirá os times que terminarem a fase de classificação entre o quinto e o oitavo lugares.
Para o Torneio Inconfidência, serão quatro jogos nas semifinais (5º x 8º e 6º x 7º em duelos de ida e volta) e mais dois na final.