Por Itasat
Os Estados Unidos ordenaram, nesta quarta-feira (22), o fechamento do consulado da China em Houston, no Texas. A justificativa por parte do Departamento de Estado norte-americano é “proteger a propriedade intelectual e as informações privadas dos americanos”. Além do consulado em Houston e da embaixada em Washington, a China possui representações diplomáticas em Nova York, Chicago, Los Angeles e São Francisco.
Em coletiva, em matéria veiculada pela agência Reuters, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse que "o fechamento unilateral do consulado geral da China em Houston dentro de um curto período de tempo é uma escalada sem precedentes de suas ações recentes contra a China".
Ainda segundo a Reuters, como retaliação, a China estaria estudando o fechamento da representação diplomática norte-americana em Wuhan. Em terras chinesas, os Estados Unidos possuem a embaixada em Pequim, além de cinco consulados que ficam em: Xangai, Guangzhou, Chengdu, Shenyang e Wuhan.