Por Itasat
Eliminado ainda na primeira fase do Campeonato Mineiro, restará ao Cruzeiro a disputa do Troféu Inconfidência, minitorneio criado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) neste ano e que vai envolver as equipes que terminaram entre a quinta e a oitava posições na fase de classificação do Estadual.
Em uma das semifinais, o Cruzeiro enfrentará o Patrocinense no próximo domingo (2). O time celeste foi o quinto colocado, com 20 pontos, enquanto o CAP fechou a fase de classificação do Mineiro em oitavo, com 12.
A outra semifinal será disputada entre Uberlândia (sexto) e Boa Esporte (sétimo). A partida também acontecerá no próximo domingo (2).
Os duelos serão disputados em jogo único tanto nas semifinais quanto na final. Inicialmente, seriam em partidas de ida e volta, mas a pandemia do novo coronavírus reduziu o número de datas disponíveis e a FMF decidiu encurtar o torneio, que ocorrerá nas mesmas datas das semifinais do Campeonato Mineiro (2 e 5 de agosto).
Em caso de empate no tempo normal nas semifinais, os classificados à final serão os clubes que fizeram melhor campanha na primeira fase do Mineiro, ou seja, Cruzeiro e Uberlândia têm a vantagem de jogar pela igualdade. Na decisão, o mesmo critério será utilizado para definir o campeão.
Troféu Inconfidência (semifinais em jogo único - 2 de agosto):
Cruzeiro x Patrocinense
Uberlândia x Boa Esporte