Forte vidros
Loc moral 3
RR 2023 02
Ramses
Breno
Rodas
Sicoob
Ótica santa luzia
RR MÍDIA 3
Chama!!!
Gráfica
Loc moral
Giro Luvas
Pontual
Ótima
Patente
Optima seguros
Quality
hoje às 16h

Atlético e América iniciam confronto em busca de vaga na final do Campeonato Mineiro

Equipes entram em campo neste domingo, às 16h, no Mineirão; Coelho joga por dois resultados iguais nas semifinais para ir à decisão

02/08/2020 09h20
Por:

Por Itasat

Em um espaço de 18 dias, Atlético e América voltam a se enfrentar pela terceira vez. Após entrarem em campo em um jogo-treino, vencido por 3 a 2 para o Galo e que serviu de preparação para a retomada da temporada, e depois empatarem por 1 a 1 na 10ª rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro, as equipes travam uma nova batalha: agora pelo jogo de ida das semifinais do Estadual, neste domingo, às 16h, no Mineirão.

Segundo colocado na fase de classificação, com 25 pontos, o América entra em campo com a vantagem de jogar por dois resultados iguais para avançar à final. Como o Atlético terminou na terceira posição, com 22, o Coelho poderá empatar as duas partidas ou atuar por uma derrota e vitória pela mesma diferença de gols para se classificar.

Desta forma, a ideia do Atlético é vencer a partida e inverter a vantagem para o jogo de volta, na próxima quarta-feira (5), às 21h30, no Independência.

Com isso, o Galo tenta repetir a história do Campeonato Mineiro de 2010, quando terminou a fase de classificação em terceiro lugar, mas conseguiu passar das semifinais ao inverter a vantagem do Democrata-GV. Na final, o time alvinegro bateu o Ipatinga, que também jogava por dois resultados iguais, e sagrou-se campeão.

O vencedor do confronto entre América e Atlético enfrentará na decisão do Mineiro o ganhador do outro duelo das semifinais entre Tombense e Caldense. Líder na fase de classificação, a equipe de Tombos tem a vantagem a seu favor para chegar à final.

VAR entra em ação

Diferentemente da fase de classificação, a partir dos jogos das semifinais, o Campeonato Mineiro contará com o árbitro de vídeo (VAR) para interferir em lances cruciais. Desta forma, o clássico deste domingo terá como novidade a arbitragem eletrônica.

Indefinição nos times

A baixa no Atlético é o meio-campista Alan Franco, que foi expulso na goleada sobre o Patrocinense, na última rodada da fase de classificação, e terá que cumprir suspensão automática neste primeiro duelo das semifinais. Nas duas últimas partidas, o equatoriano entrou no decorrer do segundo tempo e, agora, não poderá ser opção no banco.

A tendência é que o técnico Jorge Sampaoli escale o mesmo time que goleou o Patrocinense por 4 a 0, no Mineirão, na quarta-feira passada (29), pela última rodada da fase de classificação. No entanto, o argentino pode fazer uma alteração no meio-campo, com a entrada de Jair ou Léo Sena na vaga de Hyoran, caso queira dar mais liberdade para a equipe atacar.

No América, o técnico Lisca também adotou mistério na escalação e não definiu o time que entrará em campo no clássico.

De volta de empréstimo ao Rio Ave, de Portugal, o zagueiro Messias já está em condições legais para reestrear pelo Coelho. No entanto, Lisca ainda tem Anderson e Joseph, opções que já estavam no elenco, para a vaga de Lucas Kal, que deixou o clube.

No ataque, Rodolfo segue fora, lesionado. As opções são Léo Passos, que começou o clássico pela 10ª rodada da fase de classificação do Estadual, mas que não foi bem e acabou substituído no intervalo, e Vitão, que entrou na etapa final do jogo contra o Galo e marcou o gol do empate do Coelho e que também balançou as redes na última quarta-feira na vitória por 3 a 0 sobre a URT.

Atlético x América

Atlético: Rafael; Guga, Junior Alonso, Réver e Guilherme Arana; Allan, Nathan e Hyoran (Jair ou Léo Sena); Savarino, Keno e Marrony. Técnico: Jorge Sampaoli

América: Airton; Leandro Silva, Anderson (Joseph ou Messias), Eduardo Bauermann e Sávio; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Ademir, Felipe Augusto e Vitão (Léo Passos). Técnico: Lisca

Motivo: jogo de ida – semifinais do Campeonato Mineiro

Data: 2 de agosto de 2020, domingo, às 16h

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Ronei Cândido Alves

Auxiliares: Marcus Vinícius Gomes / Felipe Alan Costa

VAR: Emerson de Almeida Ferreira

Assistentes do VAR: Felipe Fernandes de Lima / Ricardo Junio de Souza