Coperlidere
RR MÍDIA 3
Palavra do diretor

Cruzeiro quer aproveitar jovens reforços para ter ganho técnico e lucrar com venda no futuro

Diretor de futebol Ricardo Drubscky comentou estratégia do clube nas contratações recentes

19/08/2020 10h01
Por:

Por Itasat

Atuando no mercado de forma diferente neste ano, por conta da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro contratou algumas apostas jovens para o time. O objetivo, segundo o diretor de futebol Ricardo Drubscky, é aliar o ganho técnico à equipe à possibilidade de venda no futuro.

“Desde quando começou a se desenhar o retorno dos campeonatos, a gente foi ao mercado de uma maneira inteligente e arrojada, apesar de ponderada financeiramente e tecnicamente”, explicou Drubscky em entrevista ao canal oficial do Cruzeiro no Youtube.

“Estamos trazendo jogadores que querem jogar no Cruzeiro, que estão sendo avaliados. E estamos tendo oportunidade de trazer alguns jovens que podem nos dar perspectiva de negócio futuro. Jogadores que deem condição técnica de crescimento da equipe e negócios financeiros também”, completou.

Há três exemplos desses jovens atletas que foram contratados pensando em ganhar dinheiro em uma negociação daqui a algum tempo. Dois deles foram contratados durante a pandemia do novo coronavírus: o meia Claudinho, de 19 anos, que estava na Ferroviária e teve 70% dos direitos econômicos comprados por cerca de R$ 3 milhões, e o atacante Guilherme Mendes, também de 19 anos, que inicialmente chegou por empréstimo até o fim de 2021.

Claudinho vem sendo utilizado frequentemente durante as partidas pelo técnico Enderson Moreira. Já Guilherme Mendes estava treinando com o grupo principal até essa terça-feira (18), quando o clube anunciou que ele e outros dois jogadores ‘desceriam’ para o time sub-20. Todos, no entanto, continuarão sendo observados e podem voltar ao profissional.

A outra jovem aposta do Cruzeiro está prestes a ser anunciado como reforço. Trata-se do atacante Airton, de 21 anos, que tem passagens por Palmeiras e Inter de Limeira-SP. Caso seja aprovado nos exames médicos, o jogador assinará contrato com a Raposa até o fim de 2023.

Promoção de atletas para o profissional e 'devolução' para a base

O diretor de futebol do Cruzeiro também disse que a ideia da comissão técnica é trabalhar com um elenco mesclado entre jovens e experientes. Para isso, o técnico Enderson Moreira precisou subir muitos garotos para observá-los durante a paralisação do futebol e ‘filtrar’ alguns para permanecer no grupo principal.

“Nós temos 2/3 do elenco aproximadamente, sem falar números exatos, que são jovens, com 21 anos para baixo. Como não vamos ficar com todos esses jogadores aqui (no elenco profissional), nós vamos chegar em um percentual de 40% de jovens e 60% de mais maduros ou, no máximo, 50% a 50%. A ideia é mais ou menos essa”, disse Drubscky, que também explicou o motivo de alguns atletas serem ‘devolvidos’ às categorias inferiores.

“A equipe Junior se apresentou há uma semana. Por questão de calendário e por necessidade técnica e tática mesmo, nós precisávamos de mais jogadores. Se esperássemos a equipe Junior voltar, não teríamos jogadores nas condições físicas e técnicas e táticas de competição igual temos hoje. Então, alguns jogadores estão retornando naturalmente para o time sub-20 e estarão à disposição da comissão técnica do profissional para nos atender”, acrescentou.

Além de Guilherme Mendes, voltaram para a equipe sub-20 nessa terça-feira (18), o lateral-direito Danilo e o volante Pedro Bicalho. 

“Esse maior número da base que veio (para o profissional) foi para atender ao propósito de não deixá-los em casa esperando e, em uma necessidade, o Enderson precisar. Aliado a isso, o Enderson precisava conhecer os atletas. Hoje, ele tem em mente uma fotografia dos jogadores que ele pode usar de imediato, alguns já estão sendo até usados”, frisou Drubscky.

“Estamos com uma mescla de jovens e experientes. Acredito que estamos fazendo isso de uma maneira muito boa porque tem resposta de campo. Já temos jogadores jovens se destacando, aparecendo, e jogadores mais experientes dando todo o respaldo à equipe e dando maturidade à equipe que precisa”, finalizou.