Loc moral
Ótima
Giro Luvas
Breno
RR 2023 02
RR MÍDIA 3
Pontual
Gráfica
Ramses
Forte vidros
Rodas
Ótica santa luzia
Quality
Loc moral 3
Chama!!!
Optima seguros
Patente
Sicoob
Sem benefício

Covid-19: acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e violência doméstica não podem ser soltos

Luiz Fux restringiu casos em que presos podem ser soltos em função da covid-19

16/09/2020 11h08
Por:

Por Itasat

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, restringiu casos em que presos podem ser soltos em função da covid-19. 

De acordo com a recomendação nº 78, assinada nessa terça-feira (15), pelo ministro, pessoas acusadas de corrupção, lavagem de dinheiro, crimes hediondos e violência doméstica não poderão ser beneficiadas com a revisão da prisão provisória ou do regime de cumprimento de pena. É o primeiro ato de Fux na presidência do CNJ. 

A decisão do ministro restringe a Recomendação nº 62, editada em março pelo ex-presidente Dias Toffoli. A norma anterior abriu a possibilidade de soltura a todos os presos. 

Ao reformular a norma, Fux justificou que o país não pode “retroceder no combate à criminalidade organizada e no enfrentamento à corrupção”. Além disso, o ministro levou em conta o aumento dos casos de violência doméstica durante a pandemia. 

 

 

Pelas duas resoluções do CNJ, juízes e tribunais devem reavaliar a necessidade das prisões efetuadas para evitar a propagação do novo coronavírus nas penitenciárias. 

 

Devem ser priorizados os casos de gestantes, lactantes, mães ou pessoas responsáveis por criança de até 12 anos, idosos, indígenas, pessoas deficientes ou que se enquadrem no grupo de risco.