Por EM
Setor que sofre mais críticas no Atlético na atual temporada, a defesa voltou a mostrar um bom desempenho neste fim de semana. Na vitória sobre o Athletico-PR, por 1 a 0, na Arena da Baixada, o Galo chegou ao oitavo jogo sem sofrer gols no Campeonato Brasileiro.
Contra o Furacão, a equipe alvinegra não sofreu muito defensivamente. A melhor chance do time da casa foi em chute de longe, que Everson espalmou (a bola ainda pegou no travessão). Fora isso, poucas ameaças.
Funcionou bem também a saída de bola da equipe. Allan, único volante em campo, recuou para apoiar a construção de jogadas feita pelos zagueiros Junior Alonso e Gabriel. Desta forma, Guga e Guilherme Arana tiveram liberdade para atuarem mais avançados.
O técnico Jorge Sampaoli explicou a estratégia utilizada e a ausência do capitão Réver em campo contra o Athletico-PR (o zagueiro só foi acionado na reta final do segundo tempo).
"Não estava Réver, que está habitualmente, o segundo tempo entrou, e o Allan passou para outra posição, em uma linha mais alta. Nesta partida, abrimos três centrais e ele (Allan) iniciou pelo centro, e depois esteve mais à frente".
Desempenho
A defesa do Atlético não tem bom desempenho no Campeonato Brasileiro. Em 25 partidas, foram 31 gols sofridos. Entre os oito primeiros, é a mais vazada, ao lado do Flamengo.
Apenas sete equipes da Série A tiveram as redes mais vezes balançadas do que a do Atlético.
Veja abaixo os jogos do Atlético sem sofrer gols
1ª rodada - Flamengo 0 x 1 Atlético
3ª rodada - Atlético 2 x 0 Ceará
7ª rodada - Atlético 3 x 0 São Paulo
8ª rodada - Coritiba 0 x 1 Atlético
15ª rodada - Atlético 3 x 0 Goiás
18ª rodada - Atlético 0 x 0 Sport
20ª rodada - Atlético 4 x 0 Flamengo
25ª rodada - Athletico-PR 0 x 1 Atlético