Por Itasat
Atlético e São Paulo fazem nesta quarta-feira (16), o confronto mais aguardado do Campeonato Brasileiro. Separados por quatro pontos, Tricolor, com 50, líder, e Galo, vice, com 46, medem forças às 21h30, no Morumbi, pela 26ª rodada do Brasileirão.
Na "final antecipada", como se não bastasse a atual melhor equipe da competição, o Galo terá de superar também a invencibilidade do São Paulo jogando em casa. Em 12 jogos realizados no Morumbi até o momento, a equipe de Fernando Diniz venceu oito jogos e empatou outros quatro.
O feito dá à equipe paulista o melhor aproveitamento jogando em casa entre as 20 equipes do Brasileirão, com 77,78%. Curiosamente, no entanto, o Tricolor é o segundo melhor mandante, atrás apenas do Galo no quesito.
Isso porque o Alvinegro tem um jogo a mais dentro de seus domínios. Em 13 jogos, o Galo venceu nove confrontos, empatou três e perdeu um. A combinação dá ao Atlético dois pontos a mais conquistados como mandante em relação ao São Paulo (30 contra 28), mas com um aproveitamento inferior, de 76,92%.
Equilíbrio comprovado
Como legítimos líder e vice do campeonato, São Paulo e Galo comprovam, nas estatísticas gerais do Brasileirão, o equilíbrio que marca o duelo desta quarta.
Enquanto o Tricolor obteve a melhor campanha do primeiro turno, o Atlético melhorou seu desempenho e tem no momento a melhor campanha do returno do Campeonato Brasileiro. O Galo também ostenta o melhor ataque da competição, com 44 gols marcados. O São Paulo vem logo atrás, com apenas duas bolas na rede a menos.
A estatística que mais distancia as duas equipes é a de gols sofridos. O Tricolor Paulista levou 21 gols, 10 a menos do que o Galo. A diferença faz com que o São Paulo acumule um saldo de 21 gols, contra 13 do Atlético.