Por Itasat
O diretor de controladoria e finanças do Cruzeiro, Matheus Rocha, explicou o último balancete financeiro publicado pela Raposa. O balanço é referente ao terceiro trimestre, que compreende os meses janeiro a setembro de 2020.
De acordo com o documento publicado no site da Raposa, as receitas despencaram R$ 153 milhões em relação ao mesmo período de 2019 e a dívida total saltou para pouco mais de R$ 1 bilhão.
Em entrevista, nesta quarta-feira, Matheus Rocha disse que as dívidas Fifa são as mais preocupantes dentro do montante devido. Ele acrescentou que, frente ao crescimento do débito, a estratégia é "alongar a dívida".
"É importante explicar que estamos publicando o balancete trimestralmente para que tenhamos uma transparência mais adequada para o torcedor. Obviamente, as dívidas da Fifa são as que mais preocupam, mas estamos procurando aumentar as nossas receitas junto aos nossos parceiros e patrocinadores, junto à torcida, realizar redução de custos onde for possível", explicou.
"Mas, se observarmos o balanço, apesar do aumento que teve, nós conseguimos alongar a dívida. Ou seja, as dívidas de curto prazo são menores do que eram no início do ano, e as dívidas de longo prazo são um pouco maiores. Fizemos a troca como uma forma de melhorar o nosso fluxo de caixa", defendeu.
Para melhorar o cenário financeiro do Cruzeiro, Rocha defende que o clube possui um planejamento "ajustado e detalhado" para equilibrar arrecadação e dívidas. Nesse sentido, o diretor de finanças considera que o balanço anual deve ter resultado melhor.
"Esperamos uma redução significativa para dezembro. Estamos fechando e ainda seremos auditados. Em relação à nossa gestão, a expectativa é que o resultado seja positivo nesse período de sete meses. Devemos publicar o balanço até abril deste ano, que é o prazo final. A ideia é aumentar as receitas, reduzir os custos. Estamos trabalhando com planejamento ajustado e detalhado, então, esse orçamento vai nos ajudar a dar direcionamentos para 2021, com acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, que é nosso principal objetivo", finalizou.