Por Itasat
Com os times tendo entre nove e 11 jogos para serem disputados até o fim de fevereiro, o Campeonato Brasileiro 2020 entra na reta final. Ao mesmo tempo, já começam as contas para saber qual equipe pode ser campeã, quem se classificará para a Libertadores e quais clubes serão rebaixados. No caso do Atlético, o time não externa se está com a calculadora na mão pensando em quantos pontos precisará fazer nas partidas que faltam para levantar a taça.
Mas tomando como base os cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, se um clube atingir 74 pontos na atual edição do Brasileirão dificilmente não será o campeão. De acordo com as projeções, a probabilidade para uma equipe ficar com o título nacional com esta pontuação é de 99,2%.
Atualmente na terceira posição, com 50 pontos, o Atlético precisaria vencer oito dos dez jogos restantes para atingir os 74 pontos que praticamente garantiria o tão sonhado bicampeonato brasileiro ao clube.
Com uma partida a menos que o líder São Paulo (56 pontos) e o Internacional, segundo colocado (53), o Galo teria que registrar um aproveitamento de 80% nas dez rodadas finais para superar os concorrentes e ficar muito perto do troféu.
Como efeito de comparação, para chegar à “pontuação mágica”, o Atlético precisaria repetir a arrancada que o Flamengo teve no Brasileirão de 2009. Naquela edição, o rubro-negro somou 25 pontos (oito vitórias e um empate) nas dez últimas rodadas e saiu da sexta posição na 28ª rodada para conquistar o título.
Neste momento, o Atlético tem 11,8% de chance de ser campeão, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. O São Paulo tem 48,7% de possibilidade de erguer a taça, enquanto e o Inter tem 19%.
Próximos dez jogos do Atlético:
Atlético x Atlético-GO
Grêmio x Atlético
Vasco x Atlético
Atlético x Santos
Atlético x Fortaleza
Goiás x Atlético
Fluminense x Atlético
Atlético x Bahia
Sport x Atlético
Atlético x Palmeiras