Por Itasat
Com a vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Palmeiras, nessa quinta-feira (21), no estádio Mané Garrincha, o Rubro-Negro assumiu a terceira posição do Campeonato Brasileiro, com 55 pontos, ultrapassando o Atlético, que caiu para o quarto lugar, com 54. Apesar de perder uma colocação na tabela, o Galo manteve a porcentagem de chance de título, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG.
Antes de somar um ponto no empate por 1 a 1 com o Grêmio, nessa quarta-feira (20), em Porto Alegre, o Atlético tinha 20% de chance de ser campeão brasileiro.
Após o fim da 31ª rodada, mesmo não tendo vencido, o Atlético viu a possibilidade subir um pouco: 20,2%, segundo os cálculos da UFMG. O Internacional, que goleou o São Paulo no Morumbi e tomou a liderança do Tricolor Paulista, agora tem 46,9% de chance de levantar a taça e se tornou o favorito.
Com os tropeços recentes, o São Paulo, que já chegou a ter 70% de chance de ser campeão, agora tem apenas 13,6%, menos que o Galo. Mesmo estando à frente do Atlético na classificação, o Flamengo tem uma possibilidade menor e é o quarto mais cotado ao título, com 13,5%.
Vale ressaltar que Atlético e Flamengo têm um jogo a menos em relação ao líder Internacional e ao vice-líder São Paulo.
Na próxima rodada, o Atlético enfrenta o Vasco (17º colocado), em São Januário. O Inter faz o clássico gaúcho contra o Grêmio (6º), no Beira-Rio, enquanto o São Paulo recebe o Coritiba (18º), no Morumbi, e o Flamengo visita o Athletico-PR (12º), na Arena da Baixada.