Por Itasat
O Atlético tem o Fluminense como seu próximo adversário pelo Campeonato Brasileiro Série A. O confronto, nesta quarta-feira (10), às 21h30, no Maracanã, pela 35ª rodada, representa dois tabus a serem superados pelo Alvinegro.
Há cinco jogos o Galo não sabe o que é vencer fora de casa. A última vitória alvinegra neste Brasileirão jogando como visitante aconteceu diante do Athletico-PR, por 1 a 0, na Arena da Baixada, pela 25ª rodada.
Depois do encontro com o Furacão, o Galo visitou, respectivamente, São Paulo, Bragantino, Grêmio, Vasco e Goiás. Na soma desses duelos, o Alvinegro teve um baixíssimo aproveitamento, somando apenas dois pontos. Foram 10 gols sofridos e apenas seis marcados.
Além de superar o retrospecto atual como visitante, contra o Fluminense, o Galo precisa quebrar um tabu significativo para bater o adversário no Rio de Janeiro. Desde 2015 o Alvinegro não supera o Tricolor na capital carioca.
Naquele ano, mais precisamente no dia 30 de agosto, no Maracanã, o Atlético bateu o Fluminense por 2 a 1, em duelo válido pela 21ª rodada do Brasileiro daquela temporada.
Duelo importantíssimo para caminho na Libertadores
Apesar da rodada passada ruim em relação à disputa pelo título, em que o Galo perdeu para o Goiás e Flamengo e Fluminense somaram pontos, o Atlético assegurou matematicamente sua classificação para a Copa Libertadores 2021.
No entanto, o Galo ainda precisa somar pontos para garantir que entrará no torneio continental já na fase de grupos. Neste momento, o Alvinegro tem apenas quatro pontos a mais que o quinto colocado Fluminense (60 contra 56).
Por isso, em caso de vitória, o time de Jorge Sampaoli dará um passo importante para assegurar seu lugar ao menos entre os quatro primeiros. Uma vitória do Fluminese, obviamente, reduz a diferença para apenas um ponto e pressiona de vez o Galo para escapar da pré-Libertadores.