RR 2023 02
Loc moral 3
Ótima
RR MÍDIA 3
Patente
Optima seguros
Sicoob
Loc moral
Gráfica
Pontual
Giro Luvas
Ramses
Rodas
Quality
Forte vidros
Breno
Ótica santa luzia
Chama!!!
Pandemia

Empresa italiana prepara vacina específica contra variante brasileira do coronavírus

Suspeita é de que a P.1, que teria surgido em Manaus, seja mais transmissível e resistente

12/02/2021 10h30
Por:

Por Itasat

Uma empresa italiana de biotecnologia que trabalha há um ano em uma vacina contra o novo coronavírus começou a desenvolver paralelamente um imunizante específico para a variante brasileira do Sars-CoV-2.

A notícia chega em meio à crescente preocupação de que a chamada variante P.1, que teria surgido em Manaus, uma das cidades mais afetadas pela pandemia no Brasil, possa ser mais resistente às primeiras vacinas anti-Covid.

"Projetamos uma vacina ad hoc para a variante brasileira e estamos trabalhando em etapa pré-clínica. Os dados devem estar disponíveis dentro de aproximadamente um mês", disse à Ansa o CEO da empresa italiana Takis Biotech, Luigi Aurisicchio.

Segundo o executivo, "está emergindo cada vez mais" que a variante "é resistente à resposta imunitária induzida pelas vacinas". Com experiência na pesquisa de imunizantes contra o câncer, a Takis tem sede em Roma, capital da Itália, e há um ano trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra o Sars-CoV-2.

Chamada Covid-eVax, essa candidata é baseada em um fragmento de DNA injetado no músculo para estimular a produção de uma determinada porção da proteína "spike", espécie de coroa de espinhos que o novo coronavírus usa para agredir as células humanas.

A aplicação é feita por meio de uma tecnologia chamada eletroporação, que consiste em um impulso elétrico no músculo para aumentar a permeabilidade das membranas celulares. O desenvolvimento da vacina é feito em parceria com a empresa Rottapharm Biotech, também da Itália.

A Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) autorizou recentemente o início dos ensaios clínicos em humanos, que devem começar na primeira semana de março. As fases 1 e 2, que avaliam a segurança e a capacidade de estimular a produção de anticorpos, acontecerão em hospitais de Nápoles, Roma e Monza.

Já a fase 3, quando se analisa a eficácia do imunizante para proteger contra a doença, está prevista para o segundo semestre.

Preocupação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta semana um relatório alertando que investigações preliminares apontam que a variante brasileira poderia "potencialmente reduzir a neutralização por anticorpos".

O documento faz a ressalva de que são necessários "estudos adicionais" para verificar se as mutações aumentam a transmissibilidade do vírus ou a gravidade da doença, mas o tema é motivo de preocupação no mundo.

Donatella Tesei, governadora da Úmbria, região do centro da Itália, afirmou na última terça-feira (9) que a variante brasileira do Sars-CoV-2 pode se tornar um "novo monstro dessa crise". A capital da região, Perúgia, registra um foco de disseminação da P.1 com mais de 40 infectados.

Por conta da difusão da variante, diversos países, como a própria Itália, Alemanha, Reino Unido e Portugal, suspenderam voos e proibiram a entrada de viajantes provenientes do Brasil.