Ramses
Quality
Sicoob
Gráfica
Breno
Loc moral 3
Optima seguros
RR 2023 02
RR MÍDIA 3
Ótima
Chama!!!
Ótica santa luzia
Giro Luvas
Patente
Pontual
Loc moral
Rodas
Forte vidros
Pressão

Bolsonaro promete zerar imposto federal do diesel por dois meses e ameaça presidente da Petrobras

Já a gasolina, que teve o quarto aumento em 2021, continua com a carga de imposto sem alteração

19/02/2021 09h00
Por:

Por Itasat

Após novo reajuste da Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nessa quinta-feira (18), que a partir de 1º de março não haverá qualquer imposto federal incidindo sobre o preço do óleo diesel. Já a gasolina, que teve o quarto aumento em 2021, continua com a carga de imposto sem alteração. Bolsonaro considerou o reajuste anunciado hoje pela Petrobras como "fora da curva" e "excessivo". Ele reforçou que não pode interferir na estatal, mas ressaltou que "vai ter consequência".

Os impostos federais que incidem sobre o diesel são PIS, Cofins e Cide. Nessa quinta-feira (18), a Petrobras anunciou o quarto reajuste do ano. O óleo diesel vai ficar 15,2% mais caro a partir desta sexta-feira, 19, e a gasolina, 10,2%.

"A partir de primeiro de março também não haverá qualquer imposto federal no diesel por dois meses", informou Bolsonaro em sua live semanal. Durante os dois meses de isenção de impostos federais, Bolsonaro afirmou que o governo estudará medidas para buscar zerar os tributos federais sobre o diesel. "Até para ajudar a contrabalançar esse aumento, no meu entender, excessivo da Petrobras", disse.

O presidente sugeriu ainda, sem entrar em detalhes, que "alguma coisa" acontecerá na Petrobras nos próximos dias. "Eu não posso interferir e nem iria interferir (na Petrobras). Se bem que alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias, tem que mudar alguma coisa, vai acontecer", disse.