Gráfica
Pontual
Chama!!!
Loc moral 3
RR 2023 02
Forte vidros
Rodas
Ótima
Loc moral
Optima seguros
Breno
Quality
Ótica santa luzia
RR MÍDIA 3
Giro Luvas
Sicoob
Patente
Ramses
Alto investimento

Galo: com cobrança por títulos, Cuca volta em cenário diferente da 1ª passagem em 2011

Há quase dez anos, treinador chegou com a missão de livrar Galo do rebaixamento no Brasileirão

06/03/2021 09h44
Por:

Por Itasat

O técnico Cuca assinou contrato com o Atlético até o fim de 2022 e iniciará os trabalhos na Cidade do Galo na próxima semana. Após mais de sete anos da saída, o treinador chega ao clube alvinegro em uma situação totalmente distinta da sua primeira passagem, que começou em agosto de 2011.

Contratado pelo presidente Alexandre Kalil para o lugar de Dorival Júnior, demitido pela má campanha no Campeonato Brasileiro, Cuca chegou ao Galo pela primeira vez com baixo investimento para contratações e com uma missão bem modesta: apenas livrar o clube do rebaixamento.

Cuca assumiu o Galo na 16ª rodada do Brasileirão e com o time na 16ª posição, com 15 pontos, dois a mais que o primeiro time na zona do rebaixamento. Em 15 jogos, a equipe alvinegra registrava oito derrotas, três empates e quatro vitórias.

Após perder as seis primeiras partidas (quatro pelo Brasileirão e duas na Copa Sul-Americana), Cuca admitiu que a situação era complicada. Mesmo assim, foi mantido no cargo por Kalil. Conseguiu a reação e livrou o Galo do rebaixamento na penúltima rodada, com uma goleada por 4 a 0 sobre o Botafogo.

No jogo seguinte, que era a última rodada do Brasileirão, o Atlético tinha pela frente o clássico contra o Cruzeiro, que ainda lutava contra o Z4. Apesar da chance de rebaixar o arquirrival, o time de Cuca amargou uma goleada histórica, ao perder por 6 a 1, e viu a Raposa permanecer na Série A. Mesmo assim, o objetivo para a temporada foi cumprido.

Cobranças por títulos e alto investimento

Agora, Cuca foi o escolhido do presidente Sérgio Coelho e do órgão colegiado formado pelos 4R’s – Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador – com a expectativa de conquistas de títulos de expressão devido ao alto investimento que vem sendo feito desde a temporada passada.

Após investir mais de R$ 200 milhões em contratações em 2020, o Atlético reforçou ainda mais o elenco para esta temporada trazendo jogadores de peso, como o atacante Hulk e o meia Nacho Fernández.

Caberá a Cuca administrar o elenco com algumas estrelas e fazer a equipe jogar de forma competitiva para brigar pelos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

Cuca dirigiu o Atlético em 153 partidas. Foram 80 vitórias, 34 empates e 39 derrotas. No clube, o treinador conquistou a Copa Libertadores 2013 e o Campeonato Mineiro duas vezes (2012 e 2013). Além disso, levou o time ao vice brasileiro em 2012.