Por Itasat
O Atlético volta ao Independência neste sábado (13), às 16h30, pela primeira vez em sete meses, para enfrentar o Patrocinense. No duelo, válido pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro, o Galo é visitante, mesmo jogando em Belo Horizonte, e defende a liderança da competição.
Isso porque a cidade de Patrocínio, onde a Águia manda seus jogos, está na Onda Roxa do programa Minas Consciente, do governo estadual. É a fase de maior restrição de atividades e circulação de pessoas como tentativa de frear a pandemia de covid-19, que saturou o sistema de saúde da região.
A mudança de local foi solicitada pelo próprio clube do interior à Federação Mineira de Futebol (FMF), que acatou o pedido. A entidade não considera ser uma inversão do mando de campo, já que, de acordo com o Regulamento Geral de Competições 2021, isso só se configura quando houver torcedores nos estádios.
Reservas invictos
O time alvinegro voltará a campo com os reservas, já que os jogadores mais usados na temporada passada só voltaram a treinar nessa segunda-feira (8), após um período de folga. O técnico interino Lucas Gonçalves deverá manter a equipe que goleou o Uberlândia por 4 a 0 na rodada anterior, no Mineirão. O comandante será acompanhado pelo auxiliar de Cuca, Eudes Pedro, já que o treinador contratado está acompanhando a mãe, hospitalizada por causa da covid-19.
A equipe alternativa do Atlético disputou e venceu os três jogos do estadual: URT (3 a 0 no Mineirão), Tombense (2 a 1 em Tombos) e Uberlândia (4 a 0 no Mineirão). O Galo está em primeiro lugar, com os mesmos nove pontos do América, mas leva a vantagem no saldo de gols (8 a 3).
Legalmente, o time poderia ser reforçado pelo argentino Nacho Fernández, que teve a documentação regularizada, mas o armador está sem condições físicas ideais para atuar.
Do outro lado, a equipe do Alto Paranaíba está em sexto lugar, com quatro pontos: perdeu para o Athletic por 2 a 0, em casa; venceu o Coimbra por 1 a 0, fora; e empatou com a Caldense em 0 a 0, também como visitante.
Patrocinense x Atlético
Patrocinense: Thiago Passos; Ferrugem, Alisson, Breno Cézar e Caíque; Fernando, Éverton, Íkaro e Cesinha; Wallace e Jeferson. Técnico: Thiago Oliveira
Atlético: Rafael; Mariano, Igor Rabello, Gabriel e Dodô; Dylan Borrero, Calebe e Zaracho; Hulk, Diego Tardelli e Sávio. Técnico: Lucas Gonçalves (interino)
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: 13 de março de 2021, sábado, às 16h30
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Igor Junio Benevenuto
Auxiliares: Marcus Vinicius Gomes e Samuel Henrique Soares Silva