A AMCE – Associação Mineira de Cronistas Esportivos apoia a iniciativa da ABRACE, conforme nota oficial abaixo. Ao mesmo tempo pede compreensão por parte das autoridades e se coloca a inteira disposição para colaborar no que for preciso para fazer cumprir as decisões superiores.
Vivemos para o esporte, mas respeitamos a vida.
A ABRACE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRONISTAS ESPORTIVOS – preocupada com a paralisação de várias competições desportivas em todo o Brasil e, após discutir esse tema com seus dirigentes e associações estaduais filiadas, resolve emitir a seguinte NOTA OFICIAL.
Entendemos como equivocadas e desnecessárias as decisões de suspender a realização de eventos esportivos, notadamente partidas de futebol, não havendo qualquer justificativa crível ou embasamento científico.
Essas competições vêm sendo realizadas sob os mais seguros protocolos de saúde, bem como servindo para manter ativos vários profissionais, além de ser fator estimulante para as pessoas ficarem em casa, com a opção de assistir a esses jogos pelos diversos meios de comunicação.
Ademais, todos esses jogos estão sendo realizados sem a presença de público, com número reduzido de profissionais da imprensa, não gerando qualquer aglomeração.
É evidente que os cronistas esportivos do Brasil estão cientes da grave crise sanitária existente, inclusive em suas atividades de comunicadores, estão tendo uma importante participação no alerta e orientação à população de todo o Brasil.
Sendo assim, a ABRACE reitera e apela às autoridades governamentais e desportivas do Brasil, que mantenham as competições que vêm sendo realizadas, todas de forma segura e com controles rígidos.
A paralisação do futebol ou de qualquer outro evento desportivo, em nada contribuirá para a redução de infectados da pandemia da Covid-19, bem como servirá para causar irreparáveis danos nas atividades profissionais da crônica esportiva de todo o Brasil, impulsionando, ainda mais, o desemprego na classe e gerando a falência de veículos de comunicação que empregam cronistas e outros profissionais, além da importância social na integração da prestação de serviços.
Leia abaixo nota do Governo
O Governo de Minas informa que eventos esportivos, ainda que sem público e com transmissão televisiva, serão suspensos no estado em razão da onda roxa a partir da próxima segunda-feira (22/3).
Os jogos do Campeonato Mineiro de Futebol e da SuperLiga de Vôlei programados até o próximo domingo (21/3) serão realizados respeitando protocolos de segurança no período diurno, em horários que permitam o deslocamento de profissionais antes das 20h, período em que se inicia a restrição de circulação de pessoas .
No caso da Superliga, foi permitida a participação de jogos com times de outros estados, já que as delegações já se encontram todas nos municípios onde os eventos serão realizados.
A definição ocorreu após reuniões com representantes da Federação Mineira de Futebol e da Federação Mineira de Voleibol.