Por Itasat
Cruzeiro e Atlético colocam fim, às 16h deste domingo, no Mineirão, ao período de exatos 400 dias sem a disputa do superclássico mineiro. Com mando de campo da Raposa, as equipes medem força nesta tarde pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro.
O último encontro entre os rivais aconteceu no dia 7 de março do ano passado, em duelo válido pela 8ª rodada do Estadual. O Galo saiu vencedor, por 2 a 1, naquele que foi o único clássico disputado na temporada 2020.
Passados os 400 dias do último embate, as equipes chegam para o confronto desta tarde buscando a vitória para assegurar diferentes objetivos.
Resultados na prática
O Cruzeiro é o 3º colocado, com 14 pontos somados, e busca mais três diante do rival para garantir a permanência no G-4. Um empate pode assegurar ou, na pior das hipóteses, tirar a Raposa do grupo dos quatro primeiros colocados, a depender de outros resultados da rodada.
Já o Atlético é líder do Estadual, com 21 pontos somados - cinco a frente do vice América. A distância, portanto, garante o Galo no topo da classificação mesmo em caso de empate ou derrota. Uma vitória representa outro grande passo para o time garantir a liderança ao final da primeira fase.
Cruzeiro
Pelo lado cruzeirense, em relação ao time que venceu o Coimbra na rodada anterior, por 2 a 0, duas alterações são esperadas - na parte ofensiva. O meia Marcinho, que ganhou sequência como titular, não tem apresentado um rendimento esperado na criação das jogadas.
Além do fator técnico, o camisa 95 tem boas chances de deixar o time titular pelo lado tático. O técnico Felipe Conceição, frente ao qualificado ataque do Atlético, deve optar por dar mais sustentação defensiva ao meio-campo e, assim, promover a entrada do volante Rômulo, que vem jogando bem saindo do banco de reservas.
Mais à frente, Airton não se firmou na ponta-esquerda e deve dar lugar a Felipe Augusto ou William Pottker. Os dois últimos saíram do banco de reservas para fazerem os gols da vitória contra o Coimbra e disputam vaga.
O zagueiro Manoel, na condição de titular e experiente em clássicos, estava cotado para formar a dupla de zaga com Ramon após cumprir suspensão automática. No entanto, o camisa 32 negocia sua saída da Raposa e pediu à comissão técnica para não ser relacionado para enfrentar o Atlético.
Assim, o jovem Weverton, que já havia substituído Manoel na rodada anterior, ganhará sequência ao lado de Ramon. Como opção no banco de reservas para a zaga, a Raposa terá a presença de Eduardo Brock, recuperado de lesão.
Atlético
O técnico Cuca não deverá repetir a escalação que venceu o Pouso Alegre na rodada anterior, por 1 a 0. Isso porque o comandante Alvinegro ganhará a volta da sensação do Galo na temporada, o meia Nacho Fernández. Com três gols e duas assistências em apenas três jogos, o argentino foi poupado no jogo passado.
Além disso, sem Nacho, Cuca mandou a campo contra o Pousão quatro atacantes, com Vargas e Eduardo Sasha juntos. É provável que o chileno, autor do gol da vitória passada, ganhe a chance como único comandante de ataque. Savarino e Hulk, que alternaram a titularidade na ponta direita nas últimas duas partidas, brigam pela vaga.
Não está descartado, como possível surpresa, que o volante Tchê Tchê pode estrear com a camisa alvinegra e aparecer entre os titulares, no lugar do argentino Matías Zaracho.
A contratação de Tchê Tchê foi um pedido do técnico Cuca, que trabalhou com o jogador durante as últimas passagens por Palmeiras e São Paulo. Como o volante vinha participando normalmente do início de temporada do Tricolor Paulista e é de confiança do comandante atleticano, não está descartado que o meio-campista faça o debute pelo Atlético justamente no clássico.
Cruzeiro x Atlético
Cruzeiro: Fábio; Cáceres, Weverton, Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Matheus Barbosa e Marcinho (Rômulo); Airton (Felipe Augusto ou Willliam Pottker), Bruno José e Rafael Sobis. Técnico: Felipe Conceição
Atlético: Everson; Guga, Réver (Igor Rabello), Alonso e Arana; Allan, Zaracho (Tchê Tchê) e Nacho Fernández; Keno, Savarino (Hulk) e Vargas (Sasha). Técnico: Cuca
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 11 de abril de 2021, domingo, às 16h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo / Celso Luiz da Silva