Por Itasat
Não foi fácil, mas o Atlético venceu o Boa Esporte por 2 a 1, de virada, neste domingo, no Mineirão, pela penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro. Após sair atrás no placar no primeiro tempo, o Galo empatou nove minutos depois e, mesmo jogando mal, marcou o gol da virada aos 45 minutos do segundo em cobrança de pênalti.
Com a vitória, o Atlético confirmou a liderança da fase de classificação e, assim, garantiu as vantagens nos duelos das semifinais e em uma possível final – jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols. O time alvinegro chegou a 24 pontos, abrindo cinco para o América, segundo colocado, faltando apenas mais uma rodada a ser disputada.
Já o Boa Esporte, com a derrota, foi matematicamente rebaixado para o Módulo II do Mineiro com uma rodada de antecedência. Na penúltima posição, a equipe de Varginha parou nos cinco pontos e não tem mais chance de ultrapassar o Patrocinense, que soma dez pontos.
No primeiro tempo, Tiaguinho abriu o placar para o Boa aos 20 minutos. Vargas empatou para o Galo aos 29. Com o time mal em campo, Cuca mexeu no intervalo tirando o zagueiro Junior Alonso para colocar Savinho e sacando Guga para a entrada de Mariano. Desta forma, na etapa final, Allan atuou na zaga ao lado de Réver.
O Atlético aumentou a pressão, mas de forma desorganizada. Mesmo assim, conseguiu finalizar mais, parou nas defesas do goleiro Carlos Miguel, porém virou o jogo com Guilherme Arana, aos 45 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti sofrido por Nacho Fernández.
Agora, com as vantagens garantidas no Mineiro, o Galo volta as atenções para a estreia na Copa Libertadores, na próxima quarta-feira (21), às 19h, contra o Deportivo La Guaira, na Venezuela, pela primeira rodada do Grupo H.
Pelo Campeonato Mineiro, o Galo volta a campo no sábado, às 19h, para enfrentar o Athletic, no Independência, pela última rodada da fase de classificação. No domingo, às 16h, o Boa Esporte recebe a Caldense, no Melão, em Varginha.
Atlético 2 x 1 Boa Esporte
Atlético: Everson; Guga (Mariano), Réver, Júnior Alonso (Savinho) e Guilherme Arana; Allan, Tchê Tchê e Nacho Fernández; Dylan Borrero (Marrony), Vargas (Sasha) e Keno (Nathan). Técnico: Cuca
Boa Esporte: Carlos Miguel; Yuri Ferraz, Márcio (Vagner Júnior), Gabriel e André Penalva; Ancheta (Thiago Peralta), Romeu e Tiaguinho (Igor Eto'o); Dieguinho, Jefferson e Carlos Henrique. Técnico: Luiz Gabardo Júnior
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 18 de abril de 2021, domingo, às 16h
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Tiaguinho (20’/1º), Vargas (29’/1º), Arana (pênalti - 45’/2º)
Cartão Amarelo: Márcio, Thiago Peralta, Dieguinho (Boa Esporte); Allan, Mariano (Atlético)
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira / Douglas Almeida Costa