Por Itasat
Após ficar de fora da edição 2020, o Atlético está de volta à Copa Libertadores e estreia na competição nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília). No Grupo H, o Galo inicia a caminhada do sonho do bicampeonato diante do Deportivo La Guaira, no Estádio Olímpico da Universidade Central da Venezuela, em Caracas.
Fundado em 2008, o Deportivo La Guaira conquistou o Campeonato Venezuelano pela primeira vez no ano passado, o que deu ao clube a vaga direta na fase de grupos da Libertadores. A equipe manteve a base do time que foi campeão e se reforçou. Os 11 iniciais do técnico Daniel Farías devem ter duas contratações para a temporada: o meia Carlos Cermeño, que veio do Deportivo Táchira-VEN, e o meia-atacante Darwin González, que estava no Etoile Sportive du Sahel, da Turquia.
Além do La Guaira, o Galo terá como adversários no Grupo H o Cerro Porteño, do Paraguai, e o América de Cali, da Colômbia.
Para tentar o segundo título da Libertadores, o Atlético vem investindo bastante desde 2020 com a ajuda de parceiros. Nesta temporada, o grupo que terminou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro do ano passado foi reforçado com as chegadas do meia Nacho Fernández, destaque da última edição pelo River Plate, do atacante Hulk, do lateral-esquerdo Dodô e do volante Tchê Tchê.
Do time campeão de 2013, o Atlético conta com três remanescentes: o técnico Cuca, o zagueiro Réver e o atacante Diego Tardelli.
Suspenso por dois jogos por ter sido expulso na final da Libertadores de 2020 quando dirigia o Santos, Cuca não poderá estar à beira do gramado para orientar o Atlético nesta quarta-feira. O treinador, no entanto, está em Caracas e vai comparecer ao estádio, mas ficará nas arquibancadas.
O atacante Diego Tardelli não viajou e também será baixa. O camisa 9 está em reta final de recuperação de uma lesão muscular na coxa direita. Já Réver está à disposição e briga com Igor Rabello por uma vaga na zaga ao lado de Junior Alonso. A tendência é que o camisa 4 inicie a partida no banco.
Deportivo La Guaira x Atlético
Deportivo La Guaira: Olses; Aramburu, La Mantia, Pernía e Cumana; Arles Flores, Cermeño e Ángelo Peña; Darwin González, Ocanto e Charlis Ortíz. Técnico: Daniel Farías
Atlético: Everson; Guga, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Tchê Tchê e Nacho Fernández; Savarino (Hulk), Keno e Eduardo Vargas (Hulk). Técnico: Cuca
Motivo: 1ª rodada – Grupo H da Copa Libertadores
Data: 21 de abril de 2021, quarta-feira, às 19h
Local: Estádio Olímpico da Universidade Central da Venezuela, em Caracas (Venezuela)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brasilovsky (ARG) e Pablo González (ARG)