Por Itasat
Faltando 15 dias até a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Confiança, em Aracaju, o Cruzeiro aproveita o tempo livre para treinar na Toca da Raposa II, mas também para tentar enxugar o elenco. Conforme o site oficial do clube, são 33 jogadores no grupo profissional para a disputa da Copa do Brasil e da Segunda Divisão até o final do ano.
O ataque é o setor mais inchado, com dez jogadores. O restante das posições está equilibrado tendo de quatro a seis atletas cada.
Após a eliminação nas semifinais do Campeonato Mineiro para o América, no último domingo, o Cruzeiro já deu início a algumas situações. Pelo menos três saídas já estão sendo negociadas.
Nesta semana, o staff do zagueiro Paulo foi informado pela diretoria celeste para procurar outro clube para realocar o jovem de 19 anos, que tem contrato até dezembro de 2023, mas não terá chances com o técnico Felipe Conceição nesta temporada. A ideia é emprestá-lo para ganhar experiência.
Já o atacante Thiago pode deixar o Cruzeiro nos próximos dias. Fora da lista de relacionados dos dois últimos jogos contra o América, na semifinal do Mineiro, o jogador, que tem contrato até dezembro de 2023, conta com o interesse de alguns clubes. O empréstimo do atleta pode ser confirmado em breve.
Outra situação de saída, mas que já está mais adiantada, é do atacante William Pottker. O jogador, que tem contrato com a Raposa até o fim de 2024, está perto de se transferir por empréstimo para o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. A equipe é comandada pelo técnico Odair Hellmann, ex-Inter e ex-Fluminense.
Na reserva e com salário fora da realidade do Cruzeiro, Pottker é considerado um jogador caro para ser pouco utilizado. Até este mês, o Internacional vinha pagando parte dos salários do atacante, conforme o acordo entre os dois clubes na troca que envolveu a chegada do camisa 11 à Toca e a saída do meia Maurício para o Colorado. Mas, a partir de junho, a equipe celeste é que terá que arcar com todo o vencimento, o que pesaria na folha.
Além dos 33 jogadores do grupo principal, há ainda um 34º atleta que não aparece na relação postada no site oficial do Cruzeiro: o volante Ariel Cabral. Mas o argentino, apesar de estar fora dos planos da comissão técnica, segue na folha salarial do clube, que ainda não conseguiu uma equipe interessada no jogador.
Vale ressaltar que o Cruzeiro não fala de maneira oficial sobre negociação de jogadores.
Confira os 33 jogadores que formam o atual elenco profissional do Cruzeiro:
Goleiros (4): Fábio, Lucas França, Vitor Eudes e Vinícius.
Laterais (4): Raúl Cáceres, Geovane, Matheus Pereira e Alan Ruschel.
Zagueiros (5): Ramon, Weverton, Eduardo Brock, Léo e Paulo.
Volantes (6): Adriano, Matheus Barbosa, Jadson, Matheus Neris, Henrique e Lucas Ventura.
Meias (4): Claudinho, Marcinho, Rômulo e Marco Antônio.
Atacantes (10): Airton, Bruno José, Rafael Sóbis, William Pottker, Marcelo Moreno, Felipe Augusto, Stênio, Zé Eduardo, Thiago e Gui Mendes.