Por Itasat
Pelo menos 21 participantes de uma ultramaratona na China morreram neste final de semana em decorrência de uma tempestade que surpreendeu os corredores no meio da prova.
A ultramaratona contava com pouco mais de 170 participantes, que deveriam completar um percurso de 100 quilômetros pela Floresta de Pedra do Rio Amarelo, na província de Gansu, na fronteira com a Mongólia.
No entanto, quando os corredores haviam percorrido por volta de 30 quilômetros, o tempo fechou repentinamente e uma tempestade surpreendeu os atletas, que já estavam em uma altitude de até três mil metros.
Diversos atletas, que vestiam somente shorts e camiseta, sofreram com a drástica queda de temperatura, além dos ventos fortes e uma chuva congelante.
A corrida foi cancelada e uma grande equipe de socorristas foi enviada ao local, mas dezenas de atletas não resistiram ao mau tempo e morreram de hipotermia.
Entre os mortos estão dois experientes corredores, que eram bastante conhecidos nacionalmente. Um deles é Liang Jing, vencedor de diversas ultramaratonas nos últimos anos, já o outro é Huang Guanjun, um atleta surdo e mudo, que também ganhou diversas provas.