Por Itasat
O América teve uma jornada infeliz na noite desta quarta-feira, quando, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, perdeu para o Fortaleza, por 4 a 0, no Castelão, na capital cearense. Foi, também, a primeira derrota da equipe americana sob o comando do técnico Vagner Mancini.
Com o resultado, o Coelho viu ser interrompida uma sequência de quatro jogos de invencibilidade na competição e, assim, permanece na 15ª colocação.
Os gols foram marcados por David, duas vezes, Éderson e Igor Torres.
Com o resultado, o Fortaleza chegou a 18 pontos e se mantém forte na briga pelo G-4. Já o América vê a sequência de quatro jogos sem perder acabar, ficando com nove pontos, perto da zona de rebaixamento.
O grande destaque do jogo foi David, que marcou dois gols e ainda deu uma assistência. Desde 2020 no Fortaleza, o atacante já soma 29 partidas na temporada e 11 gols, sendo quatro só neste Brasileirão.
O jogo
O América foi para o jogo com clara proposta de marcação e contra-ataque rápido. Até que conseguiu no começo encaixar a estratégia ao acionar Ribamar na esquerda. Ele chutou cruzado e exigiu boa defesa do goleiro.
Mas, aos poucos, o Fortaleza adiantou o time e passou a dominar as ações ofensivas ao mesmo tempo em que anulava os contra-ataques do América. Criou diversas chances com David, Felipe e Éderson. No final, Yago Pikachu levou ainda mais perigo ao acertar a trave em chute colocado da entrada da área.
Aos 46 minutos, o Fortaleza conseguiu o objetivo e abriu o placar. David girou bonito dentro da área e tocou para Éderson, que chutou forte e no canto para marcar.
A superioridade do time cearense continuou no segundo tempo. Aos 10, o Fortaleza ampliou o placar. Éderson aproveitou sobra, invadiu a área pela direita e tocou para o meio, devolvendo o presente para David, que não desperdiçou.
Aos 17, Yago Pikachu foi acionado na direita, com muita liberdade, e chutou de fora da área. A bola passou por todo mundo e David apareceu na segunda trave apenas para completar. Mostrou oportunismo.
Com o América sem reação, bastou o Fortaleza valorizar a posse de bola e manter a concentração para confirmar o resultado. Mesmo com a boa vantagem, o time cearense ainda buscou o quarto gol aos 37. Igor Torres, que entrou seis minutos antes, recebeu cruzamento e cabeceou firme, entre dois marcadores, para marcar.
O primeiro a voltar a campo pela 11.ª rodada é o América, que faz o clássico com o Atlético, no sábado, às 19h, no Independência. No domingo, às 20h30, o Fortaleza recebe o Corinthians na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
FICHA TÉCNICA:
FORTALEZA 4 x 0 AMÉRICA
FORTALEZA - Felipe Alves; Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu (Daniel Guedes), Felipe, Éderson, Matheus Vargas e Lucas Crispim (Carlinhos); David (Igor Torres) e Robson (Romarinho). Técnico: Juan Vojvoda.
AMÉRICA - Matheus Cavichioli; Eduardo, Eduardo Bauermann, Anderson Jesus e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho Valoura (Alê) e Marcelo Toscano (Juninho); Rodolfo José (Carlos Alberto), Ribamar (Alan Ruschel) e Felipe Azevedo (Geovane). Técnico: Vagner Mancini.
GOLS - Ederson, aos 46 minutos do primeiro tempo. David, aos 10 e aos 17, e Igor Torres, aos 37 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Felipe e Éderson (Fortaleza); Carlos Alberto (América).
ÁRBITRO - Thiago Luis Scarascati (SP).
RENDA E PÚBLICO - Jogo sem torcida.
LOCAL - Arena Castelão, em Fortaleza (CE).