Por Itasat
O Cruzeiro tem o quarto melhor ataque no Campeonato Brasileiro da Série B, com 13 gols marcados nas 10 primeiras rodadas da competição. No entanto, o time celeste também tem a pior defesa do torneio, com 16 sofridos. Além do desequilíbrio entre os setores, outra estatística envolvendo a parte ofensiva da Raposa chama atenção.
O ataque da equipe, em que oito jogadores diferentes já foram utilizados, fez menos da metade dos gols do time na Série B. Dos 13 marcados no total, sete foram de atletas de outra posição e apenas cinco a partir dos atacantes. Fecha a conta um gol contra marcado a favor do Cruzeiro pelo zagueiro Thales, do Guarani, no empate por 3 a 3, no Mineirão.
O volante Matheus Barbosa é o artilheiro do Cruzeiro na Série B, com quatro gols. Sozinho, o meio-campista quase iguala o número de bolas na rede de todos os atacantes do time juntos na competição.
Airton, Bruno José, Felipe Augusto, Guilherme Bissoli, Rafael Sobis, Thiago, Stênio e Marcelo Moreno foram os oito atacantes do Cruzeiro já utilizados na Série B, somando os jogos comandados por Felipe Conceição e Mozart, respectivamente, anterior e atual treinador da Raposa.
Confira a distribuição da artilharia do Cruzeiro na Série B:
Não atacantes (7 gols)
Matheus Barbosa - 4 gols
Ramon - 1 gol
Marcinho - 1 gol
Léo Santos - 1 gol
Atacantes (5 gols)
Felipe Augusto - 2 gols
Bissoli - 1 gol
Airton - 1 gol
Bruno José - 1 gol