RR MÍDIA 3
Coperlidere
Fábio Baccheretti

Futebol com público em Minas: protocolo será publicado na próxima semana, diz secretário

Governo de Minas se reúne nesta tarde com a FMF para debater o assunto

09/07/2021 14h33
Por:

Por Itasat

O secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, em entrevista ao Chamada Geral, da Itatiaia, desta sexta-feira (9), falou sobre a autorização para o retorno do futebol com público. Nesta sexta-feira (9), o estado se reúne com o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, para debater o assunto. 

Conforme Baccheretti, ainda não há protocolo específico para retorno de torcedores às arquibancadas, permitido a cidades que estejam na Onda Verde do programa Minas Consciente — a única região mineira na classificação é o Vale do Aço. 

"Não será nada irresponsável. Na próxima semana será estabelecido protocolo técnico", afirmou Baccheretti. Para elaboração das normas, as autoridades, segundo o secretário, vão se basear em modelos europeus que já permitem futebol com público. "Queremos olhar o que deu certo e trazer para Minas Gerais", pontuou. 

Autorização 

Cidades que estão na onda verde — a mais confortável do Minas Consciente — podem receber eventos sem restrição de público, dentre eles jogos de futebol. A região Central está na onda amarela. Por isso, Mineirão e Arena Independência ainda não podem contar com público. A única região, atualmente, na onda verde é o Vale do Aço, onde está o Ipatingão.

Nesta semana, o Ipatinga solicitou à FMF o retorno de torcedores ao estádios, após liberação do município para jogos com público. O decreto, assinado pelo prefeito Gustavo Nunes (PSL), prevê limite de 15% da capacidade do Ipatingão. O estádio comporta 22 mil torcedores. É necessário uso de máscara e distanciamento social.

A federação recebeu o documento e encaminhou o pedido à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que autorizou o retorno para cidades na onda verde do Minas Consciente.