RR MÍDIA 3
Coperlidere
Sinal verde

Conmebol autoriza retorno de futebol com público na Libertadores e na Sul-Americana

Decisão compete às autoridades locais das cidades onde os jogos serão realizados

12/07/2021 08h54Atualizado há 3 anos
Por:

Por Itasat

A Conmebol deu aval para a disputa de jogos com a presença de torcedores em partidas das copas Libertadores da América e Sul-Americana. Em comunicado divulgado neste domingo (11), a entidade pontua que a autorização para o retorno compete às autoridades locais das cidades onde as partidas serão disputadas. 

A liberação ocorre após a final entre Brasil e Argentina, no Maracanã, com público. A liberação dos torcedores foi feita pela Prefeitura do Rio de Janeiro, após pedido da Conmebol. Houve restrição no número de torcedores e necessidade de cumprimento de protocolos, como distanciamento e uso de máscaras. 

Retorno em Minas Gerais

Em Minas Gerais, o retorno dos torcedores às arquibancadas é autorizado em cidades que estejam na onda verde do programa Minas Consciente. Atualmente, apenas o Vale do Aço está na classificação. A região Central, onde estão Mineirão e Independência, está na onda amarela. 

O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), junto à Federação Mineira de Futebol (FMF), trabalha no desenvolvimento de um protocolo exclusivo para a realização de jogos com público. O texto deve ser divulgado nesta semana.

Comunicado da Conmebol

A Confederação Sul-Americana de Futebol dá a conhecer o “Protocolo de Recomendações para o Retorno do Público nos Estádios” nos jogos da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sul-Americana 2021, a partir das oitavas de final.

Estabelece uma série de recomendações, que devem ser discutidas com as autoridades sanitárias de cada país para sua aplicação e / ou modificação.

A Conmebol considera que o retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano, razão pela qual, se as autoridades nacionais o permitirem, o retorno ao público é autorizado nas referidas competições.