Por Itasat
Imagine um evento com Mick Jagger, Paul McCartney, David Bowie, Elton John, Queen, Led Zeppelin, BB King, Madonna, Eric Clapton, Black Sabbath e The Who. Essa reunião de gigantes da música mundial aconteceu no dia 13 de julho de 1985, em Londres e nos Estados Unidos, em um evento que ficou conhecido como Live Aid, que chamou a atenção do mundo para a fome na Etiópia e angariou milhares de doações para as pessoas necessitadas.
Durante os anos 90, o dia 13 de julho passou a ser relembrado por locutores de duas rádios paulistas dedicadas ao rock, e logo caiu no gosto popular. A data passou a ser conhecida como “Dia Mundial do Rock”. A ironia é que, apesar do nome, ela só é comemorada no Brasil.
Novidades
Embora tenha perdido espaço nos últimos anos para outros gêneros musicais, o rock segue influenciando gerações, como prova a música “Rockstar”, do rapper norte-americano DaBaby, que ficou entre as dez mais tocadas do mundo em 2020.
Os veteranos também continuam fazendo bonito. Desde 2019, os Rolling Stones prometem um disco de inéditas, o primeiro em oito anos. A pandemia atrapalhou os planos, mas a trupe já divulgou uma faixa nova e deve lançar o disco até 2022.
Festivais. Já estão à venda os ingressos para o Breve Festival, que acontece na Esplanada do Mineirão, no dia 9 de abril de 2022. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do Sympla (sympla.com.br) e variam entre 80 reais a meia-entrada e 270 reais para o open-bar.
Adiado duas vezes em função da pandemia de Covid-19, o Breve Festival já confirmou espetáculos de Gal Costa, Ney Matogrosso, Racionais MCs, Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Pitty, Djonga e Duda Beat.
Festivais como o Lollapalooza Brasil, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de março de 2022, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e o Rock in Rio Brasil, previsto para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, também estão confirmados e devem agitar a agenda dos fãs no próximo ano.