Por Itasat
Os torcedores mineiros podem estar muito próximos de retornar aos estádios da capital. Após a Federação Mineira de Futebol (FMF) ter disponibilizado o protocolo de volta do público aos jogos em Minas Gerais nesta quinta-feira (22), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, informou que se reunirá com representantes de América, Atlético e Cruzeiro para tratar do assunto.
O encontro está marcado para a próxima terça-feira, à tarde. Antes disso, o Comitê de Enfretamento à covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) irá avaliar o percentual de torcedores que poderão assistir aos jogos presencialmente.
Segundo apurado, a ideia da PBH é liberar um público de 30% da capacidade do Mineirão e do Independência.
A liberação seria de imediato, mas teria impacto em um primeiro momento somente nos jogos do Atlético na Copa Libertadores, já que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) já liberou a volta do público aos estádios.
Como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não aprovou, América e Cruzeiro precisarão esperar a posição da entidade para ter torcedores nos jogos pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Assim, a primeira partida que poderia contar com a presença de torcedores seria o jogo entre Atlético x River Plate, que será disputado na semana do dia 18 de agosto, no Mineirão, pelo duelo de volta das quartas de final da Libertadores.
A prefeitura da capital ainda estuda outras regras para o acesso do público aos estádios, como teste negativo de covid-19, além do comprovante de vacinação.
A última partida com presença de torcedores em Belo Horizonte foi em março de 2020, entre Atlético x Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro.