Por Itasat
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil vai fazer nesta terça-feira (27), uma reunião com os clubes de futebol da capital, América Atlético e Cruzeiro, para tratar da volta do público aos estádios, mesmo durante a pandemia de covid-19.
A intenção é autorizar inicialmente uma volta gradual a partir de 30% da capacidade dos estádios. Kalil disse na última semana que, 'com juízo' já está na hora de os torcedores retornarem às praças esportivas na cidade, referindo-se aos estádios Mineirão e Independência.
No entanto, a liberação imediata teria impacto em um primeiro momento somente nos jogos do Atlético na Copa Libertadores, já que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) já liberou a volta do público aos estádios.
Como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não aprovou o retorno, América e Cruzeiro precisarão esperar a posição da entidade para ter torcedores nos jogos pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Assim, a primeira partida que poderia contar com a presença de torcedores seria o jogo entre Atlético x River Plate, que será disputado na semana do dia 18 de agosto, no Mineirão, pelo duelo de volta das quartas de final da Libertadores.
A Federação Mineira de Futebol, em conjunto com o programa Minas Consciente, do Governo do estado, já elaborou um protocolo de retorno do torcedor com diversas restrições e mediante autorização da prefeitura de cada município.
Até o momento, BH 254.675 casos de covid-19. Foram registradas 6.160 mortes. Os recuperados chegam a 243.737.