Por Itasat
São Paulo e Palmeiras abrem as quartas de final da Copa Libertadores se enfrentando nesta terça-feira (10), às 21h30, no Morumbi, em São Paulo. Este duelo irá apontar o adversário de Atlético ou River Plate, da Argentina, numa das semifinais da competição. Mandante do primeiro jogo, o tricolor paulista defende uma grande hegemonia sobre os palmeirenses no torneio.
Os dois rivais fazem nesta terça-feira a nona partida entre eles pela principal competição de clubes da América do Sul e o retrospecto até agora mostra seis vitórias são-paulinas e dois empates.
Nas quatro edições anteriores que eles se enfrentaram, o São Paulo sempre decretou a eliminação do Palmeiras na competição. Em 1994, 2005 e 2006, eles fizeram uma das oitavas de final.
Em 1974, os primeiros jogos foram pela fase de grupos, mas naquela época apenas o vencedor de cada chave seguia na competição, E as duas vitórias sobre os palmeirenses foram fundamentais para os tricolores avançarem para um dos triangulares semifinais do torneio.
Momento
Pegando a Série A do Campeonato Brasileiro como base, o Palmeiras, que é vice-líder, poderia ser tratado como favorito diante de um São Paulo que é apenas o 16º colocado e deixou a zona de rebaixamento apenas na última rodada.
Mas nesta temporada, o time comandado pelo argentino Héctor Crespo tem se dado bem nos confrontos com a equipe do português Abel Ferreira. Foram quatro jogos, com duas vitórias, dois empates, sendo duas dessas partidas pela decisão do Campeonato Paulista, vencido pelos tricolores.
A dificuldade palmeirense diante do rival já tem mais tempo, pois são sete jogos sem vitória numa série iniciada em outubro de 2019.
A ficha do jogo
SÃO PAULO
Tiago Volpi, Arboleda, Miranda e Léo; Daniel Alves, Luan, Liziero, Benítez e Welington; Rigoni e Pablo. Técnico: Hernán Crespo
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez (Renan); Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga (Dudu); Wesley e Willian (Luiz Adriano). Técnico Abel Ferreira
DATA: 10 de agosto de 2021
HORÁRIO: 21h30
ESTÁDIO: Morumbi
CIDADE: São Paulo
MOTIVO: Jogo de ida pelas quartas de final da Copa Libertadores
ARBITRAGEM: Nestor Pitana, auxiliado por Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade, todos da Argentina
VAR: Julio Bascuñan (Chile)