Por Itasat
O primeiro semifinalista da Copa Libertadores 2021 será conhecido nesta terça-feira (17), quando Palmeiras e São Paulo disputam o segundo jogo entre eles pelas quartas de final, às 21h30, na Arena Palmeiras, na capital paulista. O vencedor do confronto encara na briga por uma vaga na decisão de 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, o vencedor do duelo entre Atlético e River Plate, da Argentina, que fazem a volta nesta quarta-feira (18), às 21h30, no Mineirão, com o Galo carregando a vantagem de ter vencido a ida, em Buenos Aires, por 1 a 0.
No clássico paulista, o primeiro jogo, semana passada, no Morumbi, terminou empatado por 1 a 1. Assim, os palmeirenses jogam por um empate sem gols para se classificarem. Os são-paulinos se classificam com igualdades a partir de 2 a 2. A repetição do placar da partida de ida decreta a decisão por pênaltis.
Atual campeão da Libertadores, o Palmeiras vive um momento conturbado na temporada e isso joga pressão sobre o técnico português Abel Ferreira e seus comandados. No Brasileirão, nas últimas três rodadas o time conseguiu apenas um empate e viu o Atlético não só lhe tomar a liderança, como abrir cinco pontos de vantagem com os 2 a 0 do último sábado (14), no Mineirão.
Além do momento ruim em campo, os palmeirenses precisam superar duas escritas. A primeira delas de nunca ter levado vantagem sobre o São Paulo quando eles cruzaram na Copa Libertadores. É o quarto duelo de mata-mata entre os dois clubes na competição e o tricolor se classificou em todos.
Além disso, na fase de grupos de 1974, os são-paulinos ficaram com a única vaga da chave num dos triangulares semifinais.
No histórico recente do confronto, o Palmeiras vive tempos de freguesia diante do rival. Já são oito jogos sem vitória, numa série iniciada em 2019. Além disso, neste ano o São Paulo já levou a melhor na decisão do Campeonato Paulista.
Momento
Depois de um momento conturbado, o técnico Hernán Crespo conseguiu fazer a produção tricolor voltar a ser parecida com o que time mostrou no início da temporada.
A equipe, que chegou a ocupar a zona de rebaixamento no Brasileirão, não perde há três rodadas, venceu as duas últimas partidas e já respira na competição, ganhando tranquilidade para a decisão diante do Palmeiras.
Ficha do jogo
Data: 17 de agosto de 2021
Horário: 21h30
Estádio: Arena Palmeiras
Cidade: São Paulo
Motivo: Jogo de volta pelas quartas de final da Copa Libertadores
Arbitragem: Wilmar Roldan, auxiliado por Dionísio Cruz e Wilmar Navarro, todos da Colômbia
VAR: Julio Bascuñan (Chile)