Por Itasat
Vivendo um ótimo momento na temporada, boa parte do time do Atlético irá vivenciar uma situação inédita nesta quarta-feira (18), às 21h30, no Mineirão, diante do River Plate, pelo duelo de volta das quartas de final da Copa Libertadores. Como a maioria do elenco foi formado durante a pandemia da covid-19, muitos jogadores terão contato com os torcedores atleticanos no estádio pela primeira vez na partida decisiva contra os argentinos.
Como o público nos estádios em Belo Horizonte voltará nesta quarta-feira (18), surgiu a dúvida: quantos jogadores do atual elenco do Atlético não chegaram a jogar com torcida atleticana no estádio?
Fizemos o levantamento. Dos 30 jogadores que formam o atual elenco do técnico Cuca, 19 deles só jogaram com o estádio vazio, ou seja, 63,3%. Veja a lista ao fim da matéria.
Desde o retorno do futebol, em julho do ano passado, após a paralisação por conta da pandemia, os atletas ouviram apenas os gritos da torcida por meio das caixas de som do DJ Maurício Maoli, contratado pelo clube para simular a presença dos torcedores nas partidas do Galo em Belo Horizonte.
Alguns jogadores vindos da base atuaram com torcedores nas categorias inferiores, mas não jogaram com público após subirem para o time profissional. São os casos dos goleiros Matheus Mendes e Jean, do zagueiro Micael e dos atacantes Sávio e Echaporã.
Já os outros 11 jogadores que tiveram a oportunidade de entrar em campo com a torcida do Galo nas arquibancadas, um deles irá reencontrar a “Massa” após 13 anos. Trata-se do lateral-direito Mariano, que atuou pelo clube em 2008 e voltou no ano passado.
O volante Jair esteve em campo na última partida em que o Galo contou com o apoio da torcida. Foi no dia 7 de março de 2020 na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, com um gol nos acréscimos do meia Otero. O jogador comentou sobre a diferença que faz os atleticanos nas arquibancadas.
"A gente comenta às vezes, né? Porque realmente tiveram jogadores que ainda não pegaram estádio cheio, com torcida. Eu falo que a torcida do Galo é uma torcida f*** demais, desculpa a palavra. Mas é uma torcida que, quando o estádio está lotado, eles nos incentivam muito", declarou.
Mineirão estará “lotado”
Devido ao protocolo sanitário da Prefeitura de Belo Horizonte para conter a disseminação da covid-19, o Mineirão estará com a capacidade limitada a 30% (cerca de 16 mil torcedores). E esta ocupação será praticamente preenchida pelos atleticanos, já que o clube anunciou nessa terça-feira (17), que os ingressos para a partida contra o River Plate estão esgotados e apenas o Mineirão estava vendendo os poucos que restavam.
Como venceu por 1 a 0, na Argentina, o Atlético joga pelo empate para avançar às semifinais da Libertadores. Vitória do River pelo mesmo placar leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outro triunfo dos argentinos dá a classificação para os Millonarios.
Jogadores que não atuaram com torcida do Galo no estádio:
Goleiros: Everson, Rafael, Matheus Mendes e Jean
Laterais: Dodô
Zagueiros: Nathan Silva, Junior Alonso e Micael
Meio-campistas: Nacho, Zaracho, Tchê Tchê, Alan Franco, Calebe
Atacantes: Hulk, Vargas, Keno, Sasha, Sávio e Echaporã
Atletas que já jogaram com a presença dos torcedores no estádio:
Laterais: Guga, Mariano (reencontro) e Guilherme Arana
Zagueiros: Réver e Igor Rabello
Meio-campistas: Allan, Jair, Nathan, Hyoran e Neto
Atacante: Savarino