Coperlidere
RR MÍDIA 3
Brasil em pauta

Governadores se reúnem em Brasília nesta segunda para discutir ações da pandemia e crise política

Três governadores estarão de forma presencial no Palácio do Buriti e outros 21 confirmaram presença por meio de videoconferência

23/08/2021 10h46
Por:

Por Itasat

Um fórum de governadores está reunido na manhã desta segunda-feira para debater medidas de combate à pandemia com o avanço da variante Delta, o pacto federativo, a reforma tributária, além da crise entre os chefes dos Poderes da República. O encontro contará com as presenças de três governadores de forma presencial no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, e outros 21 confirmaram presença por meio de videoconferência, incluindo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). 

O encontro ocorre em meio ao anúncio do presidente Jair Bolsonaro de que ingressará ainda nesta semana com um novo pedido de impeachment no Senado contra mais um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), desta vez o alvo será o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. Na semana passada, Bolsonaro ingressou com um pedido no Senado para que seja instaurado processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes por suposto crime de responsabilidade. Além do impeachment, Bolsonaro pede para que Moraes fique inabilitado para o exercício de função pública durante oito anos. 

Entidades da magistratura brasileira e dez ex-ministros da Justiça e da Defesa publicaram manifestos no fim de semana em repúdio ao pedido de impeachment e recomendaram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que rejeite o pedido. Pacheco anunciou que irá analisar os critérios técnicos e políticos antes de tomar uma decisão, mas avaliou que não vê fundamentos para o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. A decisão de Pacheco deverá ser divulgada ainda esta semana.