Saae
RR MÍDIA 3
RR 2023 02
Una total
Combustíveis

Vale a pena a Petrobras ter tanto lucro em um cenário de alta nos preços dos combustíveis? Professores explicam

Empresa teve um dos maiores lucros trimestrais da história entre abril, maio e junho deste ano

26/08/2021 08h44
Por:

Por Itasat

As custas de maior venda de combustíveis e dos preços altos do produto, Petrobras tem um dos maiores lucros trimestrais da história da empresa: foram quase R$ 43 bilhões em lucros entre abril, maio e junho deste ano. O lucro representou uma alta de 3572% na comparação com o primeiro trimestre deste ano e um avanço de 147% na comparação com o mesmo período do ano passado. 

O professor de economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Rafael Ribeiro afirma que a decisão de ter lucro ou não é política já que a Petrobras é controlada pelo governo federal. O professor avalia que é conveniente que a empresa tenha assim um lucro, mas para financiar seus próprios investimentos. 

“A Petrobras ainda é uma empresa pública, então isso significa que o lucro que a Petrobras obtém no limite ele acaba sendo uma decisão estritamente política porque a Petrobras é ruim que ela tenha prejuízo, ela precisa de algum lucro para que possa financiar seus processos de investimento, planos de investimento e por aí vai manutenção, agora a magnitude desse lucro, se vai ser maior ou menor do que as necessidades de investimento da própria empresa, isso é uma decisão estritamente política, então o governo, se quisesse, poderia certamente regular o processo de precificação da Petrobras nesse momento”, explica.

Conforme o professor Ribeiro, neste momento de dificuldades impostas pela pandemia de coronavírus, a Petrobras, que é uma empresa pública, deveria voltar seu foco para a população, que vem sofrendo com os altos preços dos combustíveis. “A Petrobras enquanto uma empresa pública deveria ter além do objetivo de maximizar outros objetivos também que é o de atender a população brasileira. Agora, no atual contexto, a Petrobras tem funcionado essencialmente como uma empresa privada porque ela tem atuado apenas para maximizar o lucro certo dos acionistas e ela é uma empresa monopolista, ou seja, o consumidor brasileiro não tem opção de procurar um concorrente que oferta um produto mais barato porque a Petrobras é essencialmente quem oferta o produto aqui dentro.”

Já o professor de economia do Ibmec Luiz Carlos Day Gama afirma que a Petrobras deve sim buscar cada vez mais lucro. “A Petrobras é uma empresa de capital aberto que tem como acionista o governo, então ela é considerada uma empresa estatal, de economia mista, mas ela continua sendo uma empresa de capital aberto que tem que buscar lucros para remunerar os seus acionistas. Qualquer empresa vai buscar ter um lucro a partir do preço que cobra do consumidor, um salão de beleza quando cobra por um corte de cabelo, se ele aumenta o preço o consumidor vai pagar mais e é o que a gente está acostumado todo dia no mercado, você vai no bar vai pagar uma cerveja, você vai no mercado vai pagar por um produto, então no caso da Petrobras não deixa de ser o mesmo mecanismo.”