Por Itasat
A tabela de classificação da Série A mostra o Palmeiras na vice-liderança e o América na 14ª colocação, com os olhos voltados para a zona de rebaixamento. Quando se recorre ao momento no Brasileirão, as realidades são também bem diferentes, e o Coelho aposta é nisso para superar o Porco nesta quarta-feira (6), às 21h30, no Independência, em confronto válido pela 24ª rodada da competição.
Numa classificação considerando apenas o returno, que teve quatro rodadas disputadas, os americanos ocupam a terceira posição, sendo superados apenas por Internacional e Atlético. Os palmeirenses estão no 13º lugar.
Quando se recorre às últimas dez partidas de cada um, melhor recorte para se perceber o momento de um clube no Brasileirão por pontos corridos, o América leva vantagem também.
Nos últimos 30 pontos disputados, o time do técnico Vágner Mancini conquistou 17. O aproveitamento é de 56,67%, o quarto melhor entre os 20 clubes neste recorte, pior apenas que Internacional (60%), Flamengo (66,7%) e Atlético (77,78%).
Os palmeirenses, nas últimas dez partidas, somaram 11 pontos, o que representa um aproveitamento de 36,66%.
Apesar de na semana passada ter garantido, no Mineirão, em Belo Horizonte, uma vaga na decisão da Copa Libertadores com o empate por 1 a 1 com o Atlético, no Brasileirão o Porco vem de resultados ruins, pois no último domingo (3) empatou com o Juventude (1 a 1), no Allianz Parque, e antes tinha perdido o clássico para o Corinthians na Neo Química Arena.
Neste aspecto também o momento americano é melhor, pois no último sábado (2) fez 2 a 0 no Cuiabá, na Arena Pantanal, e antes tinha buscado um empate (1 a 1) com o Flamengo, no Independência, nos acréscimos.
Times
No América, Vágner Mancini não deve mudar a estrutura da equipe que venceu o Cuiabá por 2 a 0 no último sábado (2). A única dúvida é entre o meia Alê e o volante Juninho.
O Palmeiras tem muitos desfalques para o confronto. O goleiro Weverton, o zagueiro paraguaio Gustavo Gómez e o lateral-esquerdo uruguaio Piquerez estão defendendo suas respectivas seleções nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022.
Além disso, o lateral-direito Marcos Rocha está machucado e não reencontra o América, onde jogou em 2010 e 2011. Mesmo assim, o técnico Abel Ferreira mandará a campo no Independência um time forte, com sete jogadores que foram titulares diante do Atlético no último dia 28, no Mineirão, pela semifinal da Copa Libertadores.
A ficha do jogo
AMÉRICA
Matheus Cavichioli; Patric, Ricardo Silva, Eduardo Bauermann e Marlon; Lucas Kal, Alê (Juninho) e Zárate; Ademir, Fabrício Daniel e Felipe Azevedo. Técnico: Vágner Mancini
PALMEIRAS
Jailson, Gabriel Menino, Luan, Renan e Jorge; Felipe Melo, Danilo, Raphael Veiga e Dudu; Wesley e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira
DATA: 6 de outubro de 2021
HORÁRIO: 21h30
ESTÁDIO: Independência
CIDADE: Belo Horizonte
ARBITRAGEM: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e José Eduardo Calza, todos do Rio Grande do Sul
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)