Por Itasat
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou uma atualização do protocolo de recomendações para o retorno do público aos estádios em competições da entidade e da Diretriz Técnica Operacional, que libera a presença de torcida visitante nos estádios que já recebem público. Com a mudança, Flamengo e Atlético devem jogar com o apoio de suas torcidas no dia 30 de outubro, às 19h, no Maracanã.
O duelo marca o confronto entre o líder e o vice-líder do Brasileirão. O Galo segue na ponta da tabela com 56 pontos em 26 jogos. O rubro-negro carioca soma 45 pontos em 24 partidas disputadas até o momento.
Em relação à diretriz técnica, as novidades ficam por conta da entrada de campo dos times, da utilização de mascotes e também de ações de marketing dos clubes.
Por meio de seu site oficial, a CBF agradeceu aos clubes, administradores dos estádios e às federações para que a decisão fosse tomada. A entidade considera a adoção de boas práticas para que o retorno seja “positivo e definitivo”.
Ainda conforme a CBF, a presença de público depende do aval das autoridades sanitárias de cada local marcado para as partidas.
Principais mudanças:
- Em jogos de torneios mata-mata, será permitida a diferença máxima de 15% da capacidade, prevalecendo a condição liberada do estádio com menor quantitativo.
- Ainda no sistema de confrontos em ida e volta, se alguma das equipes não puder jogar com torcida, ambos os times não poderão receber público.
- Os clubes devem elaborar e apresentar planos operacionais atualizados já com as orientações do protocolo estabelecido pelo órgão.
- A carga de ingressos para a torcida visitante deve respeitar o artigo 87 do Regulamento Geral de Competições (RGC) 2021, mesmo com a capacidade reduzida dos estádios. Se o estádio estiver recebendo 40% da capacidade máxima, os visitantes terão direito a apenas 4% da carga total de ingressos (10% da capacidade já reduzida).
Confira todas as mudanças neste link: https://conteudo.cbf.com.br/cdn/202110/20211018235152_681.pdf