RR 2023 02
Loc moral
Chama!!!
RR MÍDIA 3
Pontual
Giro Luvas
Quality
Sicoob
Optima seguros
Rodas
Loc moral 3
Gráfica
Breno
Ótica santa luzia
Patente
Ótima
Forte vidros
Ramses
GOVERNO

Retorno às aulas presencias será obrigatório a partir de novembro nas escolas de Minas Gerais

Novo protocolo para atividades escolares acaba com o distanciamento adicional entre alunos

23/10/2021 09h23
Por:

Por Itasat

O Governo de Minas anunciou, nesta sexta-feira (22), que o retorno às aulas presenciais não será mais facultativo nas redes públicas e privadas de ensino em todo o estado. Com a medida, que passa a valer a partir do próximo dia 03 de novembro, todos os alunos deverão voltar as salas de aulas. A medida consta no novo protocolo sanitário para as aulas presenciais aprovado pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde (Coes), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). 

Segundo a SES, no novo protocolo para atividades escolares, 6º aprovado pelo Coes, serão extintos o distanciamento adicional entre alunos. Além disso, permanecem vigentes as demais recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz por todos, lavagem de mãos, etiqueta respiratória e a limpeza e manutenção frequente das instalações, bem como o rastreamento de contato com pessoas infectadas por covid-19 em combinação com isolamento e quarentena.

Conforme o Governo de Minas, a obrigatoriedade do retorno às aulas foi possível devido à redução de casos de covid-19 no estado em associação com o avanço da vacinação. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, detalha o motivo da decisão.

“Foram apresentadas várias justificativas, entre elas o crescimento da vacinação e o aumento do número de pessoas com duas doses recebidas. Os professores já estão todos vacinados e o alunos acima de 12 anos também já iniciaram o processo de vacinação”, explicou Baccheretti. 

Segundo o secretário, outro fator que contribuiu para a retomada das aulas presenciais é a grande adesão aos protocolos sanitários pelas escolas públicas e privadas. “Isso permitiu que o grupo técnico decidisse acabar com o distanciamento adicional entre as carteiras”, afirmou.

No entanto, a Secretaria reforça que a flexibilização amplia a necessidade de intensificar o monitoramento de casos de covid-19, sobretudo em pacientes que tiveram contatos com a comunidade escolar. 

A SES ressaltou ainda que o retorno presencial das crianças e adolescentes tem exceção a estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à covid-19, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.

A íntegra da 6ª versão do Protocolo de Retorno às Atividades Escolares Presenciais está disponível no site do Governo de Minas: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/images/2021/10/22-10-REVIS%C3%83O_VERS%C3%83O_6_PROTOCOLO_SANITARIO_22OUT2021-rev.pdf