Por Itasat
A derrota para o Avaí na 31ª rodada da Série do Brasileiro tornou o acesso do Cruzeiro praticamente impossível. Isso porque restando apenas sete jogos para o fim da competição, a equipe celeste poderia somar, no máximo, 60 pontos (caso tivesse 100% de vitórias).
Com essa pontuação, o Cruzeiro ficaria fora do G-4, já que a projeção para o quarto lugar, ao fim das 38 rodadas, seria de 64 pontos, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG. O cálculo considera o aproveitamento do Goiás, que tem 51 pontos e é o último time dentro da zona de classificação para a Série A.
Sendo assim, além de ganhar todos os jogos que ainda restam, o Cruzeiro precisaria torcer para que os times da parte de cima da tabela diminuam, consideravelmente, seus respectivos aproveitamentos.
Com esse cenário nada animador, o time de Vanderlei Luxemburgo terá agora dois jogos em casa para voltar a somar pontos na tabela e, assim, garantir a pontuação de “segurança” para a permanência na segunda divisão.
Com 39 pontos, a Raposa precisa, justamente, de duas vitórias para alcançar os 45 e, ao contrário do que a torcida celeste esperava, confirmar sua presença na Série B de 2022, pelo terceiro ano consecutivo.
Em coletiva após o jogo diante do Avaí, o auxiliar-técnico Maurício Copertino admitiu que o Cruzeiro ainda precisa atingir a pontuação necessária para escapar do rebaixamento, o que seria o último objetivo do clube na temporada.
“A instituição Cruzeiro é muito grande. A gente ainda tem objetivos dentro da competição, faltam alguns jogos para alcançá-los. Com certeza, na próxima semana, com dois jogos em casa, vamos retomar o caminho das vitórias”, frisou.
Apesar da preocupação da comissão técnica, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a Raposa tem somente 2,4% de chances de descenso para a Série C.
Próximos adversários
Na 32ª rodada, o time celeste enfrenta o Remo, na próxima quinta-feira (28), às 21h30, no Independência. Na semana seguinte, na segunda-feira (1º), encara o Vila Nova-GO, também em casa.
Para fechar a Série B de 2021, o Cruzeiro ainda vai jogar contra o Londrina (fora), Brusque (casa), Vitória (fora), Sampaio Corrêa (fora) e Náutico (casa).