Por Itasat
A vitória por 1 a 0 do Flamengo neste sábado (30), no Maracanã, só colocará o time carioca na briga pelo título do Campeonato Brasileiro de forma direta se o Atlético deixar. Isso porque ainda são consideráveis as distâncias entre os dois clubes quando se recorre aos números que a classificação da Série A mostra.
Os dois jogos a menos que os rubro-negros têm deixam no ar a análise de que a vantagem atleticana, hoje de dez pontos, pode cair para quatro.
Mas para que o Flamengo tenha chance de tomar o primeiro lugar do time de Cuca não bastam as suas forças, e isso significa uma melhora de aproveitamento significativa. Será necessária uma queda de produção do Galo.
Após a partida deste sábado, o aproveitamento de 70,23% do Atlético, projetado para as 38 rodadas, dá exatamente 80 pontos, marca mais que suficiente para se levantar a taça. Isso porque os matemáticos apontam que é praticamente impossível dois times chegarem aos 76.
No caso do Flamengo, após o 1 a 0 deste sábado, seu aproveitamento de 62,82% projetado dá 71 ou 72 pontos.
Gordura alvinegra
A marca de 76 significa exatamente dois pontos por jogo. Quando se faz essa conta, o time de Cuca, apesar do insucesso no Maracanã, ainda tem uma “gordura”, pois soma 59 em 28 partidas, três a mais que o aproveitamento de 66,7%, que segundo os matemáticos é sinônimo de título no Brasileirão por pontos corridos.
Já o Flamengo, com os três pontos somados neste sábado, chegou a 49 em 26 jogos. Para ter a marca do título, precisaria ter 52, três a mais do que a classificação da Série A aponta neste momento para o time de Renato Gaúcho.
Com seis das dez partidas que ainda disputa neste Brasileirão como mandante, contra Grêmio, América, Corinthians, Juventude, Fluminense e Bragantino, o Atlético superando esses adversários chega aos 77 pontos, um a mais que os 76 apontados pelos matemáticos como garantia de taça.
Os três próximos jogos do Galo inclusive serão no Mineirão, contra Grêmio, confronto adiada da 19ª rodada, América e Corinthians.
Fora de casa, o time de Cuca encara Bahia, Athletico-PR, Palmeiras e Grêmio. São mais 12 pontos em disputa e é difícil acreditar que o Atlético, apesar da queda do desempenho como visitante nas últimas partidas que disputou nessa condição, não pontue.
Assim, apesar da vitória por 1 a 0 neste sábado, o Flamengo só entrará efetivamente na briga pelo título brasileiro se o Atlético deixar.