Por Itasat
O América conquistou um importante resultado na luta para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro. Em duelo marcado por intervenções do árbitro de vídeo (VAR), o Coelho venceu o Fortaleza por 2 a 1, na noite deste sábado, no Independência, pela 29ª rodada.
Foi a segunda vitória seguida da equipe alviverde, que subiu para a nona posição, com 38 pontos. O resultado deixa o Coelho mais perto de se manter na Série A em 2022. Já o Fortaleza tropeçou após três triunfos consecutivos no Brasileirão, parou nos 48 pontos e caiu para o quinto lugar.
A partida foi marcada por três intervenções do VAR. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Ademir colocou o América na frente em cobrança de pênalti, após revisão do árbitro de vídeo. Depois de a bola ser levantada na área, o VAR viu um toque no braço do jogador do Fortaleza dentro da área na disputa pelo alto. O juiz de campo foi ao monitor e, depois de muita demora, assinalou a penalidade.
Mas o Coelho poderia ter saído atrás no placar se não fosse o VAR. Isso porque o Fortaleza teve um pênalti marcado pelo árbitro de campo aos 30 minutos. No entanto, a penalidade foi anulada após revisão no monitor.
A equipe cearense empatou o duelo no Independência no início no segundo tempo. Aos cinco minutos, David recebeu de Henríquez, passou por Marlon e bateu forte no canto de Cavichioli.
O VAR entrou em ação novamente para analisar uma disputa entre Lucas Kal e Matheus Jussa dentro da área do Fortaleza em lance de escanteio. O árbitro foi ao monitor para rever a jogada e decidiu que não foi pênalti para o América.
Contudo, o Coelho não precisou do VAR para marcar o gol da vitória. Aos 38 minutos do segundo tempo, Juninho invadiu a área e chutou para grande defesa de Boeck. No rebote, Felipe Azevedo chegou dividindo com o adversário e empurrou para as redes.
Na próxima rodada, o América faz o clássico contra o Atlético, domingo (7), às 16h, no Mineirão. O Fortaleza visita o Corinthians no sábado (6), às 17h, na Neo Química Arena.