Principal 4
Anuncio ramises
Principal 5
Principal 2
Principal 3
unifem novo
Principal 6
novo super
Principal 1
Tem um 'porém'

Vencendo Palmeiras em SP, Galo alcança marca do título em Série A ‘anormal’

Brasileirão 2021 pode ter o melhor vice dos pontos corridos

23/11/2021 10h54
Por: Redação

Por Itasat

A máxima de que uma campanha de dois pontos por jogo é garantia de título na Série A está em risco nesta edição em que Atlético e Flamengo lutam pela taça. E as partidas envolvendo os dois clubes nesta terça-feira (23), serão decisivas para saber se o Brasileirão 2021 será o mais difícil da Era dos Pontos Corridos.

Vencendo o Palmeiras nesta terça-feira, a partir das 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo, o Galo chega aos 77 pontos, marca mais do que segura para se assegurar o título em qualquer edição do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, pois mesmo que não pontuasse mais na competição, o time de Cuca teria aproveitamento superior a 66,7%.

Mas a grande campanha do segundo colocado Flamengo coloca essa máxima em risco. E se o rubro-negro carioca superar o Grêmio também nesta terça-feira, às 21h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, aumenta consideravelmente a chance de a Série A 2021 ter o melhor vice-campeão da história dos pontos corridos e de dois pontos por jogo não serem suficientes para se erguer a taça.

“Hoje, o Flamengo só tem 20% de chances de superar os 76 pontos. O clube carioca dificilmente seria campeão sem vencer os cinco jogos que restam, chegando aos 81. E este confronto diante do Grêmio aparece como chave, pela situação do adversário, que luta contra o rebaixamento, e o provável time reserva dos rubro-negros por causa da final da Libertadores”, analisa Gilcione Nonato da Costa, do site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG.

O aproveitamento atual do Flamengo é exatamente de 66,7% (66 pontos em 33 jogos) e projetado para as 38 rodadas dá 76 pontos.

Dois clubes com pelo menos 66,7% de aproveitamento é algo difícil de ser alcançado numa competição com as características da Série A.

“A longo prazo, manter dois pontos por jogo é um grande rendimento. A curto não. Num universo menor muitos conseguem. Mas num torneio de 38 jogos, equilibrado como o Brasileirão, não é fácil, e a maior prova disso é que desde 2003 nunca aconteceu”. O Atlético pode sair desta terça-feira podendo ser campeão brasileiro matematicamente no próximo domingo (28), vencendo o Fluminense, a partir das 16h, no Mineirão.

Isso só será possível se derrotar o Palmeiras e contar pelo menos com um empate do Flamengo diante do Grêmio.

PALMEIRAS X ATLÉTICO

PALMEIRAS

Weverton (Jailson), Marcos Rocha (Gabriel Menino), Kuscevic, Renan e Jorge; Patrick de Paula, Danilo Barbosa e Matheus Fernandes; Wesley, Gabriel Veron (Breno Lopes) e Deyverson (Willian). Técnico: Abel Ferreira

ATLÉTICO

Éverson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso (Igor Rabello) e Guilherme Arana; Allan, Jair e Zaracho (Nacho Fernández); Hulk, Diego Costa e Keno. Técnico: Cuca

DATA:  23 de novembro de 2021

HORÁRIO: 21h30

ESTÁDIO: Allianz Parque

CIDADE: São Paulo

MOTIVO: 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

ARBITRAGEM: Anderson Daronco, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau, todos do Rio Grande do Sul

VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)