Por Itasat
Após o fim da temporada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira o Ranking Nacional de Clubes de 2022. Maior campeão de 2021, com três títulos, o Atlético subiu para a terceira posição. Já o Cruzeiro, que permaneceu na Série B pelo terceiro ano seguido, caiu para o 14º lugar. E o América, que conseguiu ficar na Primeira Divisão e ainda obteve uma vaga na Libertadores, pulou para o 15º posto.
O Ranking Nacional de Clubes de 2022 estabelece uma classificação técnica entre 239 clubes do futebol brasileiro, com base no desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais nos últimos cinco anos.
Em relação ao ranking de 2021, o Atlético ganhou seis posições. Campeão do Campeonato Mineiro, do Brasileirão e da Copa do Brasil, além de ser semifinalista da Libertadores, o Galo pulou do nono lugar para terceiro (14.572 pontos), apenas 12 pontos atrás do Palmeiras (14.584), segundo colocado, e 2.482 pontos atrás do Flamengo (17.054), que lidera desde o ano passado.
Na lista deste ano, o Cruzeiro era o décimo colocado. Mas a fraca campanha na Série B fez a Raposa perder quatro posições e parar em 14º lugar (9.034 pontos). Na Copa do Brasil, o time celeste também foi mal ao ser eliminado na Terceira Fase pela modesta equipe da Juazeirense-BA.
Por fim, o América subiu duas posições – ultrapassou Vasco e Chapecoense – e assumiu o 15º lugar (8.860 pontos), logo atrás do Cruzeiro. A ótima campanha neste ano fez o Coelho ganhar vagas no ranking. No Brasileirão, o time alviverde terminou em oitavo lugar e conseguiu a permanência na Série A pela primeira vez na história, além de ainda obter uma vaga inédita na pré-Libertadores.