Por Itasat
O técnico Cuca deve pagar multa rescisória ao Atlético, após comunicar ao clube que não ficará para a próxima temporada. O contrato entre o Galo e o treinador iria até o final de 2022, mas Cuca optou por não continuar alegando motivos pessoais.
Em apuração, soube-se que não houve acordo entre Cuca e a diretoria do Atlético para a rescisão antes do término do contrato, durante a reunião de segunda-feira (27). Portanto, à princípio, o treinador terá que pagar a multa rescisória ao clube. Os valores ainda não foram revelados.
Pedido de saída
Na tarde desta segunda (27), por volta de 18h, Cuca fez reunião online com os 4R's (Renato Salvador, Rubens Menin, Rafael Menin e Ricardo Guimarães) e, também com a presença do presidente Sérgio Coelho e do diretor de futebol Rodrigo Caetano, para comunicar que, por motivos familiares, não comandará a equipe em 2022. Um dos compromissos do técnico, inclusive, foi o de não assinar com nenhum outro time na temporada que se aproxima.
Ainda de acordo com apuração, a notícia não causou espanto na cúpula atleticana, já que o treinador já estava comentando com várias pessoas deste desejo e pouco participara do planejamento para 2022.
Opções de novos treinadores
Alguns treinadores estão livre no mercado: Renato Gaúcho (que chegou a negociar com a Galo neste ano), Mano Menezes, Felipão, Dunga, Fernando Diniz, Dorival Junior e Roger Machado são alguns deles.
Se a opção for um estrangeiro, a busca no mercado pode ser mais difícil. Nas redes sociais, alguns torcedores do Atlético falam em Jorge Jesus, que ganhou tudo no Flamengo e atualmente está balançando no Benfica, de Portugal. Outro treinador com experiência no futebol brasileiro é Eduardo Coudet, atualmente no Celta de Vigo, da Espanha. O uruguaio Diego Aguirre, que já dirigiu o Galo e foi demitido recentemente pelo Internacional, está livre no mercado.
Outros nomes de estrangeiros de destaque são Marcelo Gallardo ( renovou recentemente com o River), Juan Pablo Voyvoda (fez campanha histórica com o Fortaleza) e Sebastián Beccacece.
Aproveitamento alto
Treinador mais vencedor da história do Atlético, Cuca deixa o clube alvinegro com números incontestáveis. O treinador, que comunicou a saída à diretoria do Galo nessa segunda-feira (27), como informou a Itatiaia em primeira mão, comandou o time em 67 partidas nesta temporada, com 46 vitórias, 13 empates e oito derrotas, aproveitamento de 73%. Ao todo, nas duas passagens pelo clube, Cuca dirigiu o alvinegro em 212 jogos e conquistou seis títulos.