Quality
Patente
Pontual
Ótima
Ramses
Chama!!!
Loc moral
Giro Luvas
Gráfica
RR MÍDIA 3
Optima seguros
RR 2023 02
Sicoob
Ótica santa luzia
Loc moral 3
Forte vidros
Breno
Rodas
Exigência

MEC proíbe instituições federais de exigir vacinação em aulas presenciais

Decisão assinada pelo ministro Milton Ribeiro define que compete a instituições a adoção de protocolos sanitários de acordo com resolução do Conselho Nacional de Educação

30/12/2021 11h13
Por: Redação

Por Itasat

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, decidiu proibir as Instituições Federais de Ensino de exigir a vacinação contra covid-19 como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais. Pela determinação do ministro, compete a essas instituições a implementação dos protocolos sanitários e a observância das diretrizes estabelecidas por resolução do Conselho Nacional de Educação de agosto deste ano.

A decisão consta de despacho assinado pelo ministro em que aprova parecer da Consultoria Jurídica junto ao Ministério da Educação (MEC). O despacho está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30).

O documento diz que "a exigência de comprovação de vacinação como meio indireto à indução da vacinação compulsória somente pode ser estabelecida por meio de lei, consoante o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal".

Sobre as universidades e institutos federais, o ato do ministro diz que, "por se tratar de entidades integrantes da Administração Pública Federal, a exigência somente pode ser estabelecida mediante lei federal, tendo em vista se tratar de questão atinente ao funcionamento e à organização administrativa de tais instituições, de competência legislativa da União".