Por Itasat
Uma rara mistura das doenças covid-19 e gripe foi identificada em uma mulher em Israel nesta semana. Conforme as autoridades, a paciente é uma jovem grávida que procurou atendimento hospitalar na cidade de Petah Tikva após ter sintomas leves. Ela não havia sido vacinada contra as duas doenças.
Este foi o primeiro caso documentado da combinação de gripe e covid-19, apelidada de "flurona". Apesar disso, especialistas acreditam que possa haver mais ocorrências no mundo, que não foram identificados em testes.
"As doenças são virais e causam dificuldade para respirar, pois ambos atacam o trato respiratório superior", explicou o professor Arnon Vizhnitser em entrevista ao jornal local Hamodia, que noticiou o caso.
As autoridades sanitárias de Israel estudam o caso para entender o que envolve a combinação das duas doenças e se a infecção pode ser mais grave.
Israel enfrenta surto de casos de covid-19, mesmo com avanço da vacinação contra covid-19. Cerca de 64% da população foi totalmente imunizada. Para pessoas com imunidade suprimida, o país já aplica a quarta dose da vacina.