Por Itasat
Em meio à reintegração de jogadores que estavam emprestados (o zagueiro Vitor Mendes e o meio-campista Guilherme Castilho) e anúncios de reforços (os atacantes Ademir e Fábio Gomes), o Atlético vai definindo o elenco para a temporada 2022. Mas, pensando um pouco mais à frente, o Galo terá ainda que lidar com o retorno de atletas que estão cedidos a outros clubes até o meio deste ano e definir seus futuros.
De todos os jogadores emprestados, seis têm contrato de empréstimo até junho/julho e podem ficar à disposição do elenco atleticano durante o segundo semestre. No entanto, um deles pode não voltar e ser negociado em definitivo.
A situação do lateral-direito Mailton é a mais diferente de todas. Com contrato com o Atlético até junho de 2023, ele está emprestado até junho deste ano ao Metalist, que disputa a Segunda Divisão da Ucrânia. No entanto, o lateral não deve voltar ao Galo, pois uma cláusula no contrato de empréstimo obriga a compra em caso de acesso. Neste momento, o clube é o líder disparado da Liga Persha, a Série B ucraniana, com 20 pontos de frente para o Alliance, terceiro colocado, após 20 rodadas disputadas. Os dois primeiros sobem diretamente para a elite.
Já o também lateral-direito Talison tem vínculo com o Galo até dezembro de 2024 e está emprestado ao Alverca, de Portugal, até junho. Como atualmente o elenco já conta com dois atletas para a posição (Mariano e Guga), dificilmente o jovem de 21 anos teria espaço no grupo alvinegro.
Em situação diferente está o volante Ramón Martínez. Com contrato até dezembro de 2022 com o Atlético, o paraguaio está emprestado ao Libertad-PAR até junho deste ano. Ainda restariam seis meses de vínculo com o Galo, que teria que decidir o que fazer com o jogador.
Há ainda os casos do lateral-esquerdo Kevin, com contrato até março de 2023, e que está emprestado ao Santo André até o fim do Campeonato Paulista, e do meia-atacante Daniel Penha (vínculo com o Galo até dezembro de 2023) e cedido ao Newcastle Jets, da Austrália, até julho deste ano.
Um dos destaques do Atlético em 2020, o atacante Marquinhos, que tem vínculo até dezembro de 2024, está emprestado ao Botev Plovdiv, da Bulgária, até o fim de julho.
Gustavo Blanco e Ralph
Neste início de temporada, o Atlético ainda tem que definir a situação do volante Gustavo Blanco, que tem contrato até o fim de 2022. O jogador, que se recuperou de seguidas lesões, retornou de empréstimo do Fortaleza, onde não conseguiu ter ritmo e fez apenas quatro jogos no Campeonato Brasileiro.
Outro que precisa ter o futuro definido é o volante Ralph, cujo contrato vai até dezembro de 2022. Ele estava emprestado ao Boavista-RJ durante a temporada passada e está de volta ao Galo.